Nossa oficina de redes sociais, em Santos, dia 24

Atividade promovida pela Rede Macuco é voltada a produtores independentes, MEIs, coletivos, associações, ongs, professores e estudantes, principalmente

Da Redação

Identificar as linguagens específicas de boa parte das redes sociais digitais e compreender as funcionalidades próprias de cada uma delas. É sobretudo isso que a oficina de redes sociais da Rede Macuco busca proporcionar. Uma nova edição do evento está marcada para o dia 24 de março, na sede do Portogente, em Santos.

A oficina será ministrada pelo jornalista e professor Wagner de Alcântara Aragão, com monitoria da graduanda em Marketing Lindrielli Rocha Lemos, mantenedores da Macuco. As inscrições estão abertas e a um valor bastante acessível: R$ 30.

“É tempo de crise braba. Falam que devemos nos reinventar. Mas justamente nesses períodos é que menos condições financeiras temos de investir em conhecimento. Então fixamos o valor mais acessível que podemos oferecer, porque queremos inclusão”, afirma o jornalista e professor.

A inscrição é desburocratizada, também para facilitar a participação.

Basta enviar um e-mail para waajornalista@gmail.com, com nome, telefone e e-mail de contato do participante. O ministrante da oficina confirma o recebimento, dando as orientações para o pagamento da inscrição, que pode ser feito por meio do depósito em conta ou no dia da oficina. É fornecida, evidentemente, nota fiscal.

PÚBLICO DE INTERESSE

A oficina – denominada “Redes sociais: linguagens midiáticas, comunicação e marketing progressista” – é voltada principalmente a integrantes de organizações sociais e culturais, microempreendedores individuais, profissionais liberais, movimentos sociais, coletivos, professores e estudantes. É fornecido certificado de participação.

“O objetivo da oficina é propiciar a esse público um melhor aproveitamento das chamadas ‘novas mídias’ nos processos de comunicação de seus projetos, ações e empreendimentos”, ressalta Alcântara Aragão. “Mas é pensada também em quem, neste momento, quer primeiro compreender melhor esse universo de mídias digitais”, acrescenta.

Uma primeira edição foi realizada em Santos, em dezembro último. Em razão do êxito da oficina, a Rede Macuco decidiu repetir a dose. “Por meio de reflexões teóricas e atividade prática, os participantes obtêm um panorama das diferentes redes sociais disponíveis na internet, as principais características de linguagem e funcionalidade de cada uma dessas redes, comparativamente”, adianta o ministrante.

CONFIRA OS DETALHES DA OFICINA:

QUANDO E ONDE

A segunda edição da oficina será dia 24 de março de 2018, sábado, das 14h às 18h, na sede do Portogente (Avenida Afonso Pena, 170, cj 61, Boqueirão, quase esquina com o Canal 4), apoiador do evento. São 20 vagas, a serem preenchidas por ordem de inscrição.

METODOLOGIA

Aula expositivo-dialogada, execução de atividade orientada pelos ministrantes, e apresentação, pelos participantes, dos resultados dessa atividade, ao plenum.

PROGRAMAÇÃO – 24 de março de 2018 – sábado – 14h às 18h

13h40 – Abertura da sala; recepção da turma

14h – Apresentação dos ministrantes e da turma.

14h30 – Discutindo e entendendo os conceitos: novas mídias x velhas mídias; novas tecnologias informacionais/comunicacionais; redes sociais; redes sociais de comunicação interativa.

15h – As principais redes sociais – histórico, desenvolvimento, estágio atual; linguagens específicas; funcionalidades; comparativo entre as redes sociais.

15h40 – Marketing Progressista: as estratégias e as ferramentas de marketing como aliada a ideias, causas; a produtores e profissionais independentes, a microempreendedores individuais. Com Lindrielli Rocha Lemos

16h – Intervalo

16h15 – Proposição de trabalho: os participantes, individualmente ou em pequenos grupos (duplas, trios), vão elaborar proposta de comunicação e marketing por meio de redes sociais (aproveitando perfis já existentes, ou criando perfis para seus projetos). Atividade orientada pelos ministrantes.

17h – Apresentação das propostas ao plenum, acompanhada de reflexões, debates e orientações gerais.

17h50 – Avaliação do evento pelos participantes; considerações finais

18h – Encerramento

MINISTRANTES – CURRÍCULO RESUMIDO

Wagner de Alcântara Aragão, jornalista e professor, mestre em Estudos de Linguagens (Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR). Editor geral da Rede Macuco e docente em disciplinas de Comunicação e Marketing, em cursos técnicos da rede estadual de ensino do Paraná. Acesse aqui o currículo lattes do ministrante.
Lindrielli Rocha Lemos, graduanda em Marketing (Universidade Positivo, Curitiba, PR), atua na Assessoria de Comunicação Social da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Produtora geral da Rede Macuco.

Fotos: edição da oficina em 9 de dezembro de 2017. Por @waasantista e @lindrielli


GOSTOU DA REDE MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp ou telegram: 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: waajornalista@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 2 =