Nordestão, o campeonato que dá de dez em qualquer liga galática

Quatro jogos nesta terça-feira, dia 16, abriram um dos mais equilibrados e populares torneios de futebol do mundo

Por Wagner de Alcântara Aragão, com informações e foto da CBF

Começou nesta terça-feira, dia 16, a competição mais arretada do futebol brasileiro: a Copa do Nordeste 2018 – o Nordestão. Ao todo, 16 equipes da região participam da etapa inicial (fase de grupos) do torneio, que terá 62 partidas entre o pontapé inicial e a grande decisão, em julho (dias 3 e 10).

O ano de 2018 marca a sexta edição do campeonato desde que ele foi organizado e enquadrado no calendário da CBF. O Bahia-BA defende o título conquistado no ano passado, em uma emocionante decisão contra o Sport-PE. Além do Tricolor, outras quatro equipes já conquistaram a Copa do Nordeste neste período: o Campinense-PB, o Sport-PE, o Ceará-CE e o Santa Cruz-PE.

Único estreante no Nordestão 2018, o Ferroviário-CE se credenciou à competição depois da conquista do vice-campeonato cearense no último ano. Integrante do Grupo B do torneio junto com Vitória-BA, ABC-RN e Globo-RN, o Ferrão espera surpreender os adversários de tradição na chave e avançar para a segunda fase do campeonato.

“Temos um grupo difícil: um time de Série A, no caso o Vitória-BA, e duas equipes que estarão na Série C, o Globo-RN e o ABC-RN. Mas, são duas vagas em aberto. E vamos brigar pela classificação até o final. O Ferroviário tem potencial e condições para avançar e a expectativa é a melhor possível”, destacou o técnico Carlos Rabello, comandante da equipe cearense, em entrevista ao site da CBF.

PARTICIPANTES DE PESO

O Nordestão não tem estrelas de seleção, mas conta com clubes de camisa de peso, de torcidas de massa e muita tradição. Duas equipes já foram campeãs da primeira divisão do Brasileirão (Bahia, 1959 e 1988) e Sport Recife (1987), e três vice-campeãs (além do próprio Bahia – 1961 e 1963 -, o Náutico, em 1967, e o Vitória, em 1993).

Confira os participantes do Nordestão 2018:

GRUPO A
CRB-AL
Confiança-SE
Santa Cruz-PE
Treze-PB

GRUPO B
ABC-RN
Ferroviário-CE
Globo-RN
Vitória-BA

GRUPO C
Altos-PI
Bahia-BA
Botafogo-PB
Náutico-PE

GRUPO D
CSA-AL
Ceará-CE
Salgueiro-PE
Sampaio Correa-MA


Clique aqui para obter “Duas Noites – o reencontro de Santos com o samba de carnaval” e “Macuco – dez anos de blogagem”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 7 =