Há 30 anos, um dos momentos de maior glória do esporte brasileiro

O ouro do basquete no Pan de Indianápolis, sobre a poderosa seleção dos EUA, coroou uma equipe talentosa, competente e aguerrida. Confira depoimentos

Do Time Brasil e CBB

O dia 23 de agosto de 1987 ficou marcado na história do basquete brasileiro. Diante de um público de 16.048 torcedores na Market Square Arena, em Indianápolis, nos Estados Unidos, a equipe comandada por Oscar Schmidt e Marcel de Souza surpreendeu o mundo ao realizar um feito até então inimaginável.

A seleção norte-americana, favorita ao título daqueles Jogos Panamericanos, chegou invicta à decisão contra o Brasil. Mas o time brasileiro surpreendeu os donos da casa e viraram uma partida que perdiam por 68 a 54 no intervalo. A vitória por 120 a 115 deu ao país uma medalha de ouro histórica: foi a primeira vez em que uma seleção americana de basquete perdeu um jogo em casa.

“FOI DEMAIS!”, RELEMBRA OSCAR

“Foi a maior alegria e a maior emoção da minha carreira na seleção. Ganhar aquela final quando ninguém apostava na gente, depois de irmos para o intervalo perdendo, virar o jogo, vencer a partida e ser campeão dentro da casa deles, metendo 120 pontos, coisa que nunca havia acontecido. Foi demais! Tenho o maior orgulho de ter participado daquele time, daquele grupo que era uma verdadeira família, companheiros que estavam ao meu lado em histórias maravilhosas e conquistas inesquecíveis”, afirmou Oscar, cestinha da final com 46 pontos.

O Brasil teve seis vitórias e apenas uma derrota em Indianápolis 87. Venceu o Uruguai, Porto Rico, Ilhas Virgens, Venezuela, México e os Estados Unidos. O único revés aconteceu para o Canadá. Na decisão, a Seleção do técnico Ary Vidal quebrou uma série de marcas e deixou legados.

Além de ser a primeira vez que os norte-americanos perderam um jogo de basquete em casa, também foi a primeira derrota dos Estados Unidos em uma final no basquete, primeira vez que sofreram mais de 100 pontos e a perda de uma invencibilidade de 34 partidas oficiais.

“Foi um jogo certamente memorável, não existe uma outra palavra para definir. O marco da trajetória do basquete mundial. Nesse momento nossa equipe demostrou que não era impossível ganhar dos invencíveis. E, naquele momento, nós conseguimos, com muita determinação, a tão sonhada vitória”, relembra Gerson Victalino.

A equipe dos EUA era formada pelos melhores jogadores que ainda não eram profissionais. No elenco estavam futuros jogadores da NBA como Dan Majerle, Danny Manning e David Robinson. Robinson, por sinal, havia sido escolhido no Draft da liga americana pelo San Antonio Spurs e integraria o Dream Team e, Barcelona 92.

“A perseverança foi um fator positivo, érmos uma equipe persistente e que entrava em quadra com muita convicção em fazer o melhor. Mesmo diante de uma partida extremamente dura, conseguimos manter foco e discernimento para comemorar o ouro. Posso dizer que tivemos muita maturidade para driblar essa seleção”, completou Gerson.

A PARTIDA

Foi um início atormentador. O Brasil perdeu o primeiro tempo por 14 pontos. No segundo, a situação piorou e a diferença passou dos 20 no marcador. Foi aí que os jogadores mais experientes chamaram a responsabilidade.

Maury Ponikwar de Souza, um dos poucos jogadores que disputaram as doze edições do Campeonato Nacional, de 1990 a 2001, destacou a equipe e afirmou que quando começou a marcar melhor e a desafiar os americanos, o jogo começou a virar a favor dos brasileiros.

“Quando percebemos estávamos oito pontos na frente. Foi só administrar o placar. Começamos a acertar as cestas na linha de três pontos. Um verdadeiro divisor de águas. A valorização da linha de três fez muita diferença. Nossa equipe se preparou muito para essa conquista, não esperávamos e foi uma surpresa muito boa”, contou o armador.

Campanha do Brasil no Pan de Indianápolis

  • Brasil 110 x 79 Uruguai
  • Brasil 100 x 99 Porto Rico
  • Brasil 103 x 98 Ilhas Virgens
  • Brasil 88 x 91 Canadá
  • Brasil 131 x 84 Venezuela
  • Brasil 137 x 116 México
  • Brasil 120 x 115 Estados UnidosDelegação do Brasil
    André Ernesto Stoffel (11pts), Gerson Victalino (62), Israel Machado Campello Andrade (78), João José Vianna “Pipoka” (23), Jorge Guerra “Guerrinha (55), Marcel Ramon Ponikwar de Souza (187), Maury Ponikwar de Souza (12), Oscar Daniel Bezerra Schmidt (249), Paulo Villas Boas de Almeida (47), Ricardo Cardoso Guimarães “Cadum” (47), Rolando Ferreira Junior (12) e Sílvio Malvezi (6). Técnico: Ary Ventura Vidal. Assistente Técnico: José Medalha.Classificação final
    1º- Brasil; 2º- Estados Unidos; 3º- Porto Rico; 4º- México; 5º- Canadá; 6º- Panamá; 7º- Uruguai; 8º- Venezuela; 9º- Argentina; 10º- Ilhas Virgens.

GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp ou telegram: 41-99196-3498
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: waajornalista@gmail.com

Livro coletânea de post dos dez primeiros anos (2005-2015) do Macuco Blog. São textos rápidos, leves, que retratam momentos históricos nas áreas de cultura, esportes, política, economia, curiosidades. Clique aqui para obter um exemplar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 2 =