É chegada a hora do Festival de Parintins

Apontado como a maior ópera ao ar livre do mundo, o espetáculo ocorre neste fim de semana – de sexta, dia 30, a domingo, dia 2

Por Wagner de Alcântara Aragão, com informações dos organizadores

O Festival Folclórico de Parintins é a maior manifestação cultural da Região Norte do Brasil e uma das mais importantes festas populares do País. Neste ano, o evento ocorre entre 30 de junho e 2 de julho.

Durante as três noites, os bois Garantido (vermelho) e Caprichoso (azul) se enfrentam na arena do Bumbódromo, no município de Parintins (AM), em um desafio de música (toadas), alegorias, lendas e ritos indígenas e dos demais povos que formam a região.

 

Boi Caprichoso

Boi Garantido

Cada agremiação tem cerca de 3.500 brincantes e o núcleo narrativo tem como base o Auto do Boi: um rico fazendeiro presenteia sua filha (sinhazinha), com um boi adorado por todos. Pai Francisco é o peão da fazenda e Mãe Catirina, sua mulher, está grávida e manifesta ao marido um desejo muito forte: comer a língua do boi. Francisco atende o pedido da mulher e mata o boi preferido do fazendeiro e da sinhazinha. Na tentativa de ressuscitar o animal, o pajé da tribo é chamado.

O espetáculo, considerado por especialistas como a maior ópera ao ar livre do mundo, está com ingressos à venda em diversos formatos e parcelados em até seis vezes no cartão de crédito.

No último dia 14, foi realizado o sorteio que definiu a ordem das apresentações dos bois neste ano. A abertura ficará com o boi-bumbá Garantido, e o encerramento, com o Caprichoso.

A TV Cultura vai transmitir o Festival de Parintins deste ano. Confira a ordem de apresentação das três noites:

Primeira noite, 30 de junho
1º – Garantido
2º – Caprichoso

Segunda noite, 1º de julho
1º – Caprichoso
2º – Garantido

Terceira noite, 2 de julho
1º – Garantido
2º – Caprichoso

Mais sobre o Festival de Parintins em:


GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você.
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho.
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: waajornalista@gmail.com

Livro coletânea de post dos dez primeiros anos (2005-2015) do Macuco Blog. São textos rápidos, leves, que retratam momentos históricos nas áreas de cultura, esportes, política, economia, curiosidades. Clique aqui para obter um exemplar

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 8 =