A pandemia não acabou: média móvel de casos é 4x maior que em fevereiro

Tomar todas as doses da vacina, seguir usando máscaras em ambientes fechados ou com grande número de pessoas e higienização das mãos seguem como medidas necessárias


Da Rede Brasil Atual | De São Paulo (SP)

Julho terminou com média móvel de 34.618 casos de covid-19 por dia, segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

A comparação com o inicio do ano é preocupante.

No primeiro dia de 2022, a média móvel de casos era de 8.126 por dia. Assim, a média atual é de 4,2 vezes maior.

Com relação à média móvel de mortes, está acima dos 200 por dia. É bem menor que durante o pico neste ano, em fevereiro, quando alcançou 950 mortes por dia.

Entretanto, se em maio a média tinha baixado de 100, voltou a subir nos últimos dois meses, ao ultrapassar a casa de duas centenas.

VACINAÇÃO

Quase 180 milhões de brasileiros (83,7% da população) tomaram a primeira dose da vacina contra a covid.

Receberam a segunda, ou dose única, pouco mais de 169 milhões – 78,7% da total e 84,4% da população vacinável (a partir de 5 anos).

Já a dose de reforço chegou a 100,8 milhões, o que corresponde a 46,9% da população total e 62,3% a partir dos 18 anos.

MEDIDAS NECESSÁRIAS

Estar em dia com a vacinação – isto é, tomar todas as doses recomendadas pelas autoridades em saúde – é fundamental para que a pandemia seja controlada definitivamente.

Infectologistas sérios também recomendam prudência quanto à flexibilização de outras medidas. Ainda segue recomendado o uso de máscara, em locais fechados ou, mesmo nos abertos, com grande número de pessoas. Higienização constatante das mãos e ambientes igualmente são indispensáveis.

Clique aqui e acompanhe a atualização de dados do Conass.


Imagem em destaque: ponto de testagem. Foto de Marcelo Camargo/Agência Brasil




GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo Pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 7 =