Um fim de tarde capixaba com muitos livros

Lançamento coletivo de obras literárias em Vitória, nesta quinta, dia 28, será marcado pela distribuição gratuita entre os presentes. Entrada é livre.


Da Assessoria de Comunicação da Secult/ES | De Vitória (ES)

A diversidade de temas e autores de livros que a Secretaria da Cultura do Estado do Espírito Santo (Secult) vai lançar nesta quinta-feira, dia 28, a partir das 17h, no Salão São Tiago do Palácio Anchieta, em Vitória, promete agradar vários estilos literários.

Um total de dezessete obras reúnem um mosaico de gêneros como romance, ficção, contos, crônicas, biografia e infantojuvenil.

As publicações foram selecionadas em dois editais da Secult em 2018, o de Produção e Difusão de Obras Literárias e o de Edição e Difusão de Textos sobre a História, Memória, Biografia e Ensaio Crítico sobre a Cultura Capixaba.

Em formato de lançamento coletivo, os autores vão distribuir seus livros gratuitamente para o público presente no dia do evento.

Além disso, as publicações serão enviadas para as bibliotecas que compõem o Sistema Estadual de Bibliotecas do Espírito Santo, dentro dos 78 municípios do Estado, para os dez módulos da Biblioteca Transcol, localizadas dentro dos terminais de ônibus da Grande Vitória, e para os dois carros da Bib Móvel – setor itinerante da biblioteca que circula por dezesseis bairros de Vitória.

COROAÇÃO

Para o escritor Getúlio Neves, autor do livro de poesias “Calor Outro”, a sensação de participar do lançamento coletivo é de coroação.

“Ter o meu livro reconhecido por um edital de incentivo faz eu me sentir muito realizado. Fazer parte dessa ação me conecta com a participação do poder público no fomento da cultura capixaba”, afirma.

O autor também descreve a sensação de trilhar um importante passo. “Saber que parte dos meus livros vai chegar a todos os municípios do Estado, numa perspectiva de difusão da literatura, coloca essa ação num patamar de nobreza enorme”, conta.

CONTATO COM OS LEITORES

A escritora Rita Uliana, autora do livro “Trechos de Trilhas: Memórias”, destaca a importância da distribuição dos livros durante o lançamento coletivo e para as bibliotecas de todo o Estado como uma oportunidade de contato com o autor e o leitor.

“Creio que a distribuição cumpre o papel de garantir que a literatura capixaba chegue aos espaços públicos de formação e manutenção desses leitores. Realizei oficinas como contrapartida em dois assentamentos de São Mateus, em uma escola rural de Santa Maria de Jetibá, uma escola no Centro de Aracruz e outra no Centro de Ibiraçu. Senti que a literatura capixaba não é estudada nesses lugares. O argumento? Não cai no Enem. Quando havia VestUfes, em que uma obra capixaba era cobrada, os autores locais eram mais explorados. Com a distribuição das obras, esse contato pode ser atualizado anualmente”, relata Rita.

DESEJOS

Autor da obra infantojuvenil “A lenda do Lagarto Azul”, Jonas Reis conta que um dos principais interesses e desejos dos autores é que o livro chegue nas mãos do maior número de leitores.

“Essa ação de distribuição gratuita para o público e para as bibliotecas é louvável. Já fui como público no evento de lançamento coletivo em 2018 e fiquei muito feliz de ver as pessoas levando para casa uma diversidade enorme de livros diferentes”, comemora Jonas.

ESTREANTES

Entre os livros que ganharão as ruas, destacam-se seis autores estreantes: Fabíola Mazzini Leone, com “Rotina dos ossos”, que aborda temáticas cotidianas das mulheres; Marciel da Silva Cordeiro, com o livro de contos “Caminho para o Texas”; Getulio Sérgio Souza Pinto, com o livro de poesias “Calor Outro”; Gabriel Bourguignon Vogas, com livro infantil “Golo”; Fausto Ramos dos Santos, com o livro de contos “O Padrão dos Dedos”, e Rita Uliana, com o livro “Trechos de Trilhas: Memórias”.

Lançamento Coletivo de livros premiados nos Editais de Literatura da Secult/ES
Data: 28 de novembro
Hora: 17h às 19h
Local: Palácio Anchieta, Praça João Clímaco, 142 – Centro, Vitória
Entrada gratuita


Imagem em destaque: detalhes de alguns dos livros. Divulgação Secult/ES


GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 1 =