“Arquivo S” traz momentos marcantes da história do Brasil

Coletânea é relançada pela Livraria do Senado; versão impressa custa só R$ 25 (não se cobra frete) e versão em pdf é gratuita

Da Livraria do Senado | De Brasília (DF)

Você sabia que foi Dom Pedro II quem acabou com a pena de morte no Brasil? E que a transposição do Rio São Francisco já era discutida na época do Império? Conhece a história do presidente eleito que concorreu com outros 204 candidatos?

Essas e outras memórias você confere em “Arquivo S: coleção o Senado na história do Brasil”, que foi relançada com um inédito quarto volume.

A coleção é resultado da parceria entre a Secretaria de Comunicação Social (SECOM) e a Secretaria de Gestão de Informação e Documentação (SGIDOC) do Senado Federal, e traz com riqueza de detalhes documentos históricos que estão guardados no Arquivo do Senado.

Um dos principais propósitos do “Arquivo S” é revelar para o cidadão a riqueza do acervo do Senado, além de enfatizar sua importância na atuação em momentos históricos do Brasil.

Por exemplo: nos arquivos do Senado está o documento original da Lei Áurea, assinada em 1888 pela Princesa Isabel.

Ao longo de mais de 500 páginas, a coleção apresenta uma visão panorâmica do Senado, desde sua origem no Primeiro Reinado até a redemocratização, com ênfase nas principais atuações da Casa no âmbito político e social.

São exemplos, sua atuação na questão abolicionista na monarquia, intervenção em contexto de guerras civis, como na Revolução Federalista, e de crises políticas, como a que envolveu a eleição e a posse de JK.

“Arquivo S: coleção o Senado na história do Brasil” é uma oportunidade de conhecer mais a fundo os acontecimentos que marcaram a vida nacional com uma linguagem fácil, divertida e fiel aos fatos. Além de promover a reflexão e o debate sobre momentos relevantes da história do Brasil, sob a ótica da instituição que sempre esteve à frente das grandes questões nacionais.

Quem preferir pode baixar a coleção gratuitamente, no mesmo link.

Outros títulos também estão disponíveis a preço de custo e com frete grátis no site da Livraria do Senado: http://livraria.senado.leg.br/.

Imagem em destaque: volume Arquivo S. Divulgação


GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 6 =