Semana Roseana faz ferver de cultura a cidade natal de Guimarães Rosa

Saraus, leituras, oficinas, cursos e caminhadas compõem a programação da 30ª edição do evento, em Cordisburgo, região central de Minas Gerais

Da Rede Brasil Atual e da Prefeitura de Cordisburgo | De Cordisburgo (MG)

Começou na noite desta segunda-feira, dia 16, a 30ª edição da Semana Roseana, em Cordisburgo (MG), cidade natal de João Guimarães Rosa. Todos os anos, estudiosos e admiradores da obra do escritor, vindos de várias regiões, se reúnem para participar de atividades como saraus, oficinas, cursos, palestras, leituras e caminhadas.

O evento termina no sábado, dia 21. As atividades são gratuitas e movimentam a cidade, situada na região central de Minas Gerais.

Neste ano, o tema é o livro “No Urubuquaquá, no Pinhém”, originalmente publicado em Corpo de Baile, de 1956.

A abertura ocorreu no Museu Casa Guimarães Rosa – local onde ele morou, quando criança –, depois de missa em homenagem ao escritor e acadêmicos. Em seguida, houve narração pelo Grupo Miguilim, formado por jovens da cidade, e abertura de exposições.

Nesta terça, dia 17, as atividades começam cedo – às 7h30, haverá caminhada literária urbana com o Grupo Caminhos do Sertão, com o tema A Hora e Vez de Augusto Matraga. O Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP) promoverá roda de leitura às 16h, no museu. À noite, estão programados sarau poético e exibição de documentário.

Escritor e diplomata, Guimarães Rosa nasceu em 27 de junho de 1908 e morreu em 19 de novembro de 1967, no Rio de Janeiro, apenas três dias depois de tomar posse na Academia Brasileira de Letras (ABL) – ele havia sido eleito em 1963, mas resistia a ocupar a cadeira.

Entre as suas obras, estão Sagarana (1946), Grande Sertão: Veredas (1956), Primeiras Estórias (1962), Manuelzão e Miguilim (1964) e Tutameia (1967).

Imagem em destaque: Museu Guimarães Rosa, em Corisburgo. Foto de divulgação


GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp ou telegram: 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 7 =