Atividades em casa para crianças com transtorno do espectro autista

Cartilha lançada pela UFRB dá dicas bem práticas, úteis especialmente para estes tempos de isolamento social por causa da pandemia. Baixe aqui gratuitamente


Da UFRB | De Santo Antônio de Jesus (BA)

A docente Silvana Gaino do curso de Psicologia do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), e a psicóloga Thais Ribeiro, pós-graduanda do Programa em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde do CCS/UFRB, criaram uma cartilha que reúne recomendações sobre “Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Isolamento Social”.

A cartilha é um guia de atividades para crianças com transtorno do espectro autista no cenário de isolamento social.

Segundo as autoras o material proporciona “uma linguagem acessível, ilustrações, dicas de atividades e materiais que auxiliam na convivência com pessoas com TEA, diminuindo os efeitos negativos do isolamento”.

Há dicas de:

– atividades físicas que podem ser feitas em casa, com utensílios domésticos
– atividades de estímulo de movimento e equilíbrio
– brincadeiras
– atividades lúdicas
– atividades de interação com outras pessoas da casa
– atividades de estímulos sensoriais
– atividades de artes
– atividades de estímulo à comunicação e à autonomia

A cartilha é gratuita e pode ser acessada na página do Centro de Ciências da Saúde da UFRB, clicando aqui.

O compartilhamento também é livre.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia completa 15 anos em 2020.

A UFRB foi criada em 2005, no processo de expansão do ensino superior público implementando pelo governo federal à época (governo Lula), e que levou instituições de ensino e pesquisa a regiões até então nunca atendidas.

A Universidade tem sede na cidade de Cruz das Almas, e também campi em Amargosa, Cachoeira, Feira de Santana, Santo Amaro e Santo Antônio de Jesus.


Imagem em destaque: reprodução da capa da cartilha


GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 3 =