Evento em Santos, nesta sexta, dia 29, e domingo, 31, defende mobilização popular, justiça urbana e memória; confira como participar
Com informações da organização do evento | De Santos (SP)
Samara Faustino, liderança comunitária que morreu em 2023 aos 64 anos, dá nome a um evento que ocorre neste fim de semana, em Santos, em defesa da justiça urbana, memória e mobilização popular. Propondo, principalmente, o direito à moradia. Digna.
É a Semana de Habitação Samara Faustino 2025, que tem como lema “Fazendo da justiça urbana o tijolo das diver-cidades!”.
O evento teve abertura oficial na última terça, dia 26, com homenagem a Samara Faustino na Câmara Municipal de Santos.
Segue na sexta, dia 29, e no domingo, dia 31, com as seguintes atividades:
Encontro “Mobilização que constrói: planejar o presente, garantir o futuro”
O encontro debate a retomada da autogestão popular e o fortalecimento de políticas feitas a partir dos territórios.
Participam da roda representantes da Associação dos Cortiços do Centro (ACC) de Santos, Conjunto Vitória, Instituto Elos e Peabiru.
> 29 de agosto (sexta), das 19h às 21h | No Futrica Economia Solidária (Rua XV de Novembro, 146 – Centro). Gratuito.
Encontro “Santos de Vanguarda: memórias e lições da experiência democrático-popular na construção do direito à cidade”
Com a presença de Lenimar Rios e Sânia Baptista (ex-gestoras da Secretaria de Planejamento de Santos) e Jonathan Gomes (conselheiro tutelar e liderança comunitária), a roda fará um resgate das experiências de planejamento com participação popular em Santos.
A atividade contará com almoço comunitário.
> 31 de agosto (domingo), das 12h às 17h | Na Associação de Moradores da Rua João Carlos da Silva (nº 56), Jardim São Manoel. Contribuição solidária de R$30.
A Semana de Habitação Samara Faustino 2025 é realizada pela Campanha Despejo Zero Baixada Santista, Instituto de Arquitetos do Brasil em São Paulo (Polo Regional Baixada Santista e Vale do Ribeira), ConCidadania, Instituto Procomum e Associação Cultural José Martí da Baixada Santista, com o apoio da Associação de Moradores da Rua João Carlos da Silva, Futrica Economia Solidária e Sindicato dos Arquitetos do Estado de São Paulo.
A iniciativa homenageia a trajetória de Samara Faustino, mulher negra, periférica, militante incansável da luta por moradia digna e justiça urbana na Baixada Santista e no Brasil.
“A programação reúne moradoras e moradores de territórios populares, lideranças comunitárias, arquitetas e urbanistas, conselheiros de direitos, militantes e organizações da sociedade civil para refletir sobre os desafios e caminhos da construção de cidades justas, populares e autogeridas”, sublinha a organização do evento.
Imagem em destaque: Samara Faustino. Foto: acervo Prefeitura Municipal de Santos
CONTAMOS COM VOCÊ!
Para nos mantermos e continuarmos a produzir conteúdo útil.
Você pode nos ajudar. Você pode:
> Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
> Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
> Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

