Tem música africana mesclada à brasileira no Santos Jazz Festival

O moçambicano Ivan Mazuze é uma das atrações do evento no litoral de São Paulo, que vai de 25 a 27 de julho; homenagens a Gal Costa, Caetano Veloso e Elis Regina também estão na programação, toda gratuita


Por Wagner de Alcântara Aragão – waasantista.bsky.social | De Santos (SP)

Uma das atrações internacionais do Santos Jazz Festival 2025, que vai de 25 a 27 de julho em diversos espaços da públicos da cidade litorânea, é o saxofonista moçambicano Ivan Mazuze.

Ele se apresenta no sábado, dia 26, 20h, nos Arcos do Valongo, ao lado do baixista brasileiro Ney Conceição. A entrada é gratuita.

Conforme assinala texto de divulgação da programação do evento, a tendência é de “uma noite imperdível de fusões musicais e virtuosismo instrumental”.

Diz o texto: “Com uma carreira internacional consolidada, Mazuze é conhecido por seu trabalho que entrelaça as raízes da música africana com o jazz contemporâneo, criando atmosferas sonoras ricas em textura, ritmo e identidade cultural”.

“Penuka” é o título do mais recente álbum do músico moçambicano, “aclamado por explorar diálogos entre tradições árabes, indianas e africanas, com um toque moderno e sofisticado”.

Por sua vez, Ney Conceição é tido como um dos maiores nomes do contrabaixo no Brasil, com experiência em diversos gêneros,” do jazz à música popular brasileira, com uma técnica refinada e uma musicalidade que impressiona plateias mundo afora”.

Na trajetória, Ney Conceição tem parcerias com nomes como João Donato, Elba Ramalho e João Bosco.

“Juntos, Mazuze e Conceição prometem uma apresentação intensa, marcada pela improvisação, troca cultural e a celebração da linguagem universal da música. O show contará com repertório autoral, além de releituras que atravessam fronteiras sonoras e geográficas”, sublinha o material.

SOBRE O SANTOS JAZZ FESTIVAL 2025

Em 2025, o Santos Jazz Festival chega à 13ª edição.

Presta homenagem especial a Gal Costa (in memoriam, e que faria 80 anos) e a Caetano Veloso.

A reverência ficará por conta principalmente do show de Alice Caymmi e Catto, junto com a Orquestra Sinfônica Municipal de Santos.

HOMENAGEM A ELIS REGINA

Feira criativa e o relançamento do livro “Elis – Nada será como antes”, pelo jornalista e escritor Júlio Maria, também estão na programação.

O relançamento do livro inclui um bate-papo e também a participação da cantora Indiana Nomma, interpretando Elis Regina, que, como Gal Gosta, faria 80 anos em 2025.

Todas as atividades são gratuitas, e estão distribuídas entre o Centro Histórico (Arcos do Valongo) e Orla (Pinacoteca Benedicto Calixto).

Clique aqui e confira a programação completa.


Imagem em destaque: o músico moçambicano Ivan Mazuze. Foto: divulgação



GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 6 =