Pix automático começa a valer dia 16; confira como vai funcionar

Modalidade vai facilitar a vida dos usuários para contas recorrentes como de energia, água, telecomunicações, mensalidades escolares e de academias


Da Agência Gov | De Brasília (DF)

Um dos meios de pagamento mais usados no país, o pix segue em processo contínuo de aperfeiçoamento pelo Banco Central, para que seus usuários tenham uma experiência cada vez mais eficiente, cômoda e segura.

A próxima grande inovação do pix já tem nome e data para entrar em funcionamento: trata-se do pix automático, que estará disponível a partir de 16 de junho.

COMO VAI FUNCIONAR

  • O pagador precisa autorizar uma única vez a operação, sem precisar fazer um novo pagamento a cada nova cobrança.
  • Pagador autoriza o pagamento das cobranças por pix automático e define regras, como o valor máximo de cada pagamento e se vai usar ou não linha de crédito.
  • Periodicamente, nos dias anteriores ao pagamento, a empresa envia cobrança ao banco do pagador.
  • O banco do pagador agenda o pagamento e notifica o pagador, que pode conferir, antes do pagamento e no app da sua conta, se está tudo certo.
  • No dia do pagamento, o banco do pagador efetiva o pagamento da cobrança de acordo com as regras definidas na autorização.

FACILIDADE PARA QUEM PAGA

O pix automático vai facilitar a vida dos usuários quando o assunto for pagamento de contas recorrentes, como as de energia, água, telecomunicações, mensalidades escolares e de academias, serviços de streaming .

Para isso, bastará autorizar o pagamento da conta pelo pix automático uma única vez, e os débitos serão quitados de forma automática na data programada.

As autorizações poderão ser canceladas a qualquer momento pelo pagador.

Será possível definir um valor máximo para cada cobrança (impedindo débitos de valor superior ao estipulado), escolher receber ou não as notificações de agendamento dos pagamentos, verificar o histórico de autorizações e gerenciar o limite exclusivo para transações via pix automático (pagamentos feitos por pix automático não afetam o limite pix disponível para outras transações).

Além disso, haverá uma seção dedicada ao pix automático na área do Pix no aplicativo de todos os bancos, em que será possível ver todos os agendamentos referentes à modalidade, permitindo melhor controle e melhor gestão do fluxo de caixa pelos cidadãos, inclusive com a possibilidade de cancelar os agendamentos a qualquer momento.

BENEFÍCIO PARA QUEM RECEBE

Para quem receberá o pix, também há uma série de vantagens.

Há, por exemplo, a possibilidade de aumento da base de clientes que são usuários do pix (que hoje já são mais de 160 milhões), diversificação de formas de pagamento (poderá ser usado por clientes que não usam cartão ou boleto) e potencial para redução da inadimplência (uma vez que a cobrança será automática).

A ampla oferta do serviço, inclusive por instituições iniciadoras de pagamentos, deve aumentar o poder de negociação de quem recebe.

É esperado um menor custo operacional, pois será preciso contratar uma única instituição participante do sistema para oferecer o serviço. Além disso, será utilizada a moderna infraestrutura do pix, que gera ganhos de eficiência para o processo de cobrança das empresas.

SEGURANÇA

Em casos de cobranças indevidas no pix automático, o ressarcimento deverá ser solicitado via Mecanismo Especial de Devolução (MED). A devolução será obrigatória para o banco do cidadão nos casos em que houver qualquer erro do banco na gestão da autorização concedida.

Nos casos de fraude ou golpe, continuam valendo as regras do MED: os dois bancos envolvidos na transação precisam fazer a avaliação do caso; e a devolução dos recursos só ocorre se houver concordância sobre a fraude e disponibilidade de saldo na conta do recebedor.

Além disso, apenas empresas idôneas e com CNPJ ativo há pelo menos seis meses poderão ofertar o pix automático como forma de pagamento.

O pix automático não terá tarifa para os pagadores, mas empresas recebedoras poderão ser tarifadas (para informações sobre valores, o prestador de serviços de pagamento deve ser consultado).


Imagem em destaque: simulação de uso do pix. Foto: Bruno Peres/ Agência Brasil



CONTAMOS COM VOCÊ!
Para nos mantermos e continuarmos a produzir conteúdo útil.
Você pode nos ajudar. Você pode:
> Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
> Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
> Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 3 =