A cultura caiçara como aliada na construção de uma pesca sustentável

“Nós da Pesca – Tecendo o Futuro” reúne nesta sexta, dia 14, em Santos, trabalhos e resultados de projeto no litoral de São Paulo que apoiam pescadores artesanais e mulheres de comunidades pesqueiras no desenvolvimento de práticas de menor impacto ambiental


Com informações da LN Textos | De Santos (SP)

O Instituto Gremar realiza nesta sexta-feira, dia 14, em Santos, o evento “Nós da Pesca – Tecendo o Futuro”, celebrando o primeiro ano de conexão dos projetos “Vamos Desenredar” e “Rede de Mulheres pela Vida Marinha”, desenvolvido no litoral de São Paulo.

Em comum, os projetos têm o objetivo de sensibilizar pescadores artesanais e mulheres de comunidades pesqueiras a contribuírem com a prática da pesca sustentável, incentivando-os a efetuar o descarte adequado de materiais de pesca e a reutilização desses itens para a confecção de artesanatos.

Os projetos se complementam ao fortalecerem a cultura caiçara dos pescadores artesanais na região, estimulando a proteção da biodiversidade marinha e incentivando o microempreendedorismo e autonomia financeira feminina.

TROCA DE SABERES

O evento desta sexta contará com participantes de comunidades pesqueiras de todas as cidades nas quais os projetos foram executados, proporcionando ao público uma troca de saberes e a discussão sobre novas possibilidades para a conservação marinha integrada à pesca sustentável.

A ocasião marca também o início da comercialização dos produtos confeccionados pelas artesãs capacitadas dentro do “projeto Rede de Mulheres Pela Vida Marinha”, além de simbolizar a primeira etapa da trajetória de muitas mulheres, rumo ao suporte familiar e à independência financeira.

O “Nós da Pesca – Tecendo o Futuro” será realizado no Teatro Guarany, na Praça dos Andradas, 100, no Centro Histórico da cidade. Começa às 10h e a participação é livre e gratuita.

PROGRAMAÇÃO

A programação contará com diversas atrações relacionadas aos projetos e ao tema da sustentabilidade.

Entre elas, a exibição inaugural do documentário “O Ciclo Fantasma – Você pode até olhar, mas você não vê” e a exposição fotográfica “Refazendo Nós”, ambas produzidas pela equipe do Instituto Gramar.

Ainda, o espetáculo teatral “Sobre As Ondas”, com a Trupe do Mar.

Confira:

  • 10h – Cerimônia de Abertura
  • 10h15 – Apresentação dos resultados anuais dos projetos
  • 10h45 – Exibição do documentário inédito: “O ciclo fantasma – Você pode até olhar, mas você não vê”, produzido pelo Instituto Gremar
  • 11h30 às 12h30 – Mesa redonda com representantes do meio acadêmico e de comunidades pesqueiras sobre a pesca, seus recursos e a cultura caiçara
  • 11h30 às 13h30 – Exposição de artesanatos sustentáveis produzidos no Projeto Rede de Mulheres pela Vida Marinha
  • 13h30 – Entrega de certificados aos participantes dos projetos
  • 14h30 – Espetáculo circense “Sobre as Ondas”, com a Companhia Trupe do Mar

Além disso, durante todo o evento, o público poderá visitar um espaço dedicado à valorização da pesca artesanal, a tenda ambiental do Instituto Gremar (com animais taxidermizados, amostras de materiais recolhidos no mar e conteúdo lúdico sore o trabalho da instituição).

SOBRE O INSTITUTO GREMAR

Organização não governamental pioneira, fundada no Guarujá (SP), em 2002.

Trabalha por meio de equipes multidisciplinares no monitoramento ambiental e reabilitação de animais vitimizados, atividades de educação ambiental em espaços formais e não formais e atendimento a emergências ambientais com fauna marinha e silvestre. Também oferece cursos para profissionais da área de ciências biológicas, medicina veterinária, oceanografia e gestão ambiental, com o intuito de aperfeiçoar conhecimentos específicos sobre conservação dos ambientes marinhos e costeiros.

SOBRE A SANTOS BRASIL

A Santos Brasil é referência em operações portuárias e logísticas. Foi criada há 27 anos para operar o Tecon Santos, um dos maiores terminais de contêineres da América Latina. Neste período, já investiu mais de R$ 9 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento do comércio exterior brasileiro.

Atua nacionalmente por meio de oito terminais estrategicamente localizados – sendo três de contêineres (Tecon Santos, Tecon Imbituba [SC] e Tecon Vila do Conde [PA]), um de veículos em Santos, um de carga geral em Imbituba e três de granéis líquidos em Itaqui (MA).

Por meio da Santos Brasil Logística, que opera de maneira integrada aos terminais, oferece soluções completas do porto ao e-commerce aos seus mais de 9,4 mil clientes. A Santos Brasil é listada no Novo Mercado da B3, o mais elevado padrão de governança corporativa, e signatária do Pacto Global, da ONU, que mobiliza empresas para o avanço relacionado à sustentabilidade. Faz parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3 e do índice S&P/B3 ESG. É certificada pelo GPTW, como uma das melhores empresas para se trabalhar, pelo sétimo ano consecutivo.


Imagem em destaque: atividade do projeto Rede de Mulheres pela Vida Marinha. Foto: divulgação Instituto Gremar



GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 5 =