Enredos afros e por justiça, e homenagens a Krenak e Cazuza voltam no Desfile das Campeãs de São Paulo; TV Brasil exibe

Destaque para o espaço assegurado às escolas dos grupos de acesso I e II, que também se apresentam na apoteose do Carnaval paulistano, junto com as cinco primeiras do grupo especial


Por Wagner de Alcântara Aragão, especial para o Portal Vermelho | De São Paulo (SP) 

O Carnaval 2025 das escolas de samba dos dois maiores desfiles do Brasil – o do Rio de Janeiro e o de São Paulo – dá uma esticadinha neste fim de semana, com o Sábado das Campeãs. É a chance de quem perdeu poder acompanhar enredos contundentes, que mexeram com o público nas apresentações oficiais.

Em São Paulo, destaque para o espaço garantido às escolas dos grupos de acesso. É que campeã e vice dos acessos I e II também se apresentam na apoteose, seguida das cinco primeiras colocadas do grupo especial. Os desfiles começam às 20h deste sábado, 8 de março.

Os ingressos para as arquibancadas se esgotaram na terça-feira, dia 5, logo depois da apuração. Quem não puder ir à Passarela do Samba Adoniran Barbosa, o sambódromo do Anhembi, tem a possibilidade de assistir pela TV Brasil. A emissora pública nacional de televisão aberta inicia as transmissões às 21h, seguindo por toda noite e madrugada.

Vale muito ver – ou rever – o que as agremiações apresentaram ao público.

Campeã e vice do grupo de acesso II, Pérola Negra e Camisa 12 encantaram com enredos afros. A Pérola Negra falou sobre “Exu Mulher”, e a Camisa 12 tratou da busca por justiça, com foco na luta contra o racismo e em valorização da ancestralidade africana. Ambas subiram para o grupo de acesso I.

No grupo de acesso I, a Tom Maior se sagrou campeã reeditando um enredo de 2009, sobre Angola, e homenageando também Martinho da Vila. A vice do acesso I foi a Mocidade Unida da Mooca, cantando o escritor indígena Ailton Krenak. Em 2026, as duas vão desfilar no grupo especial.

Nas reapresentações das cinco primeiras colocadas no grupo especial, a certeza de muito luxo, capricho, tecnologia – e enredos e sambas fortes também. Muita raiz.

A quinta colocada, Camisa Verde e Branco, emocionou o público com a homenagem que prestou a Cazuza. A escola desfilou já na manhã de sábado, e a paleta de cores empregada em fantasias e adereços explorou a combinação com os tons dos primeiro raios de sol do dia.

A Mocidade Alegre, que ficou na quarta posição, abordou a mandinga, amuletos de sorte e a fé do povo brasileiro. Com um dos sambas mais bonitos do ano, fez componentes e público cantarem alto no desfile da segunda noite.

Uma viagem por máscaras africanas foi o que proporcionou a Gaviões da Fiel. A escola também conseguiu fazer o público cantar junto o seu samba. Como se diz no jargão carnavalesco, o samba “pegou”.

A busca por justiça e igualdade foi realçada pela Acadêmicos do Tatuapé, vice-campeã. Apresentando-se na primeira noite, a Tatuapé impressionou pelo engajamento dos desfilantes e pela imponência de suas alegorias.

Por fim, a Rosas de Ouro, campeã, expôs a influência dos jogos na humanidade – desde os antigos tabuleiros à jogatina dos cassinos contemporâneos. A agremiação da Brasilândia não poupou no luxo e acabamento de fantasias e alegorias, impressionando espectadores.

Confira a ordem do Desfile das Campeãs de São Paulo, Carnaval 2025:

20h Camisa 12 (vice do acesso II)
20h45 Pérola Negra (campeã do acesso II)
21h30 Mocidade Unida da Mooca (vice do acesso I)
22h25 Tom Maior (campeã do acesso I)
23h20 Camisa Verde e Branco (quinta colocada no grupo especial)
00h20 Mocidade Alegre (quarta colocada no grupo especial)
1h20 Gaviões da Fiel (terceira colocada no grupo especial)
2h20 Acadêmicos do Tatuapé (vice-campeã do grupo especial)
3h20 Rosas de Ouro (campeã do grupo especial)

No Rio de Janeiro, o Desfile das Campeãs começa às 22h. Não haverá transmissão por televisão aberta, apenas pela plataforma Globplay e pelo canal fechado Multi Show. A ordem é a seguinte: Mangueira (sexta colocada no grupo especial), Portela (quinta), Viradouro (quarta), Imperatriz Leopoldinense (terceira), Grande Rio (vice-campeã) e Beija-Flor (campeã).

NO PÓS-CARNAVAL VAI TER MAIS ESCOLA NA AVENIDA

Os desfiles das escolas de samba pelo país terão sequência em outras datas em março. Acompanhe alguns destaques:

BELÉM – 14 e 15 de março
Na Aldeia Cabana
Dia 14: quatro escolas do grupo especial
Dia 15: cinco escolas do grupo especial

PORTO ALEGRE – 14 e 15 de março
No Complexo Cultural do Porto Seco
Dia 14: três escolas do grupo prata, e cinco do grupo ouro
Dia 15: quatro escolas do grupo prata, e cinco do grupo ouro

SÃO LUÍS – 14 e 15 de março
Na Passarela do Samba
Dia 14: desfiles de cinco escolas
Dia 15: desfiles de cinco escolas

URUGUAIANA – 21 a 22 de março
Na Avenida Presidente Vargas
Dia 20: desfiles de seis escolas
Dia 21: desfiles de três escolas
Dia 22: seis das nove escolas das duas noites anteriores se reapresentam


Imagem em destaque: alegoria da Mocidade Alegre, reunindo gerações. Foto: Wagner de Alcântara Aragão (@waasantista)



GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 5 =