Última vez que o país esteve representado foi em 2017, com Felipe Massa. Pré-temporada já começou, e a primeira prova de 2025 será em 16 de março, na Austrália
Com informações da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) | De São Paulo (SP)
Ocorre nesta semana, no Bahrein, a pré-temporada de Fórmula 1 para 2025. E, pela primeira vez desde 2017, o Brasil terá representante nas pistas: o piloto Gabriel Bortoleto, competindo pela Sauber.
Bortoleto tem 20 anos e é paulista de Osasco. Em 2024, conquistou o título de campeão do FIA Formula 2 Championship.
A temporada 2025 de Fórmula começa em 16 de março, com o Grande Prêmio da Austrália.
A trajetória de sucesso Gabriel teve início em 2023, quando foi campeão da Fórmula 3.
Nos dois casos (fórmulas 2 e 3), o piloto foi campeão em seus anos de estreia nas respectivas categorias.
Quem começou a ouvir recentemente seu nome, pode até se surpreender com tantas conquistas em tão pouco tempo.
A grande verdade é que, apesar da pouca idade, Gabriel é um quase veterano das pistas, principalmente internacionais.
Além do grande talento demonstrado no kartismo europeu desde os 12 anos, quando foi morar na Itália, sua carreira de quase uma década nunca foi baseada numa aventura ou em ações pontuais para ver se colava ou não.
Pelo contrário, Gabriel é um dos exemplos mais bem sucedidos em gestão de carreira, sob o comando de seu pai, o empresário Lincoln Oliveira.
Cada passo foi planejado e amparado numa estrutura para que, ano a ano, o resultado fosse de constante evolução rumo ao objetivo principal: a Fórmula 1. Em outras palavras, tem sido um ‘case de sucesso’ que não para por aqui.
O novo e gigantesco desafio está diante do piloto, cujas credenciais adquiridas fazem supor que saberá enfrentá-lo com competência e determinação, com evolução constante, como fez até agora.
TRADIÇÃO DO BRASIL NA FÓRMULA 1
A volta de um brasileiro à Fórmula 1 se reveste de expectativa porque o Brasil tem tradição nessa que é a principal modalidade do automobilismo.
São oito títulos mundiais: dois com Emerson Fittipaldi (1972 e 1974), três com Nelson Piquet (1981, 1983 e 1987) e três com Ayrton Senna (1988, 1990 e 1991). Outros dois destaques, Rubens Barrichelo e Felipe Massa, chegaram ao vice-campeonato: Barrichelo em 2002 e 2004, e Massa em 2008.
Imagem em destaque: o piloto Gabriel Bortoleto. Foto: divulgação Sauber
CONTAMOS COM VOCÊ!
Para nos mantermos e continuarmos a produzir conteúdo útil.
Você pode nos ajudar. Você pode:
> Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
> Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
> Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com