Mais 4 mil concluem esta semana o Programa Capacita COP 30 envolve turismo, produção de alimentos, infraestrutura e segurança; cursos de inglês e espanhol estão entre os mais procurados
Por Ingo Müller, da Agência Pará | De Belém (PA)
O programa Capacita COP 30, desenvolvido pelo Governo do Pará para qualificar mão de obra para Conferência Climática da ONU, que ocorrerá em Belém em novembro, superou a marca de 10 mil pessoas beneficiadas.
São estudantes que concluíram cursos preparatórios gratuitos voltados para turismo, produção de alimentos, infraestrutura e segurança.
A empreendedora Andresa de Menezes acredita neste crescimento. Ela, que há dez anos é proprietária de uma pequena empresa de eventos, viu no Capacita uma forma de melhorar a prestação do seu serviço e aumentar a sua renda.
“Procurei o programa para me aperfeiçoar, e valeu a pena: fiz três cursos do ‘Capacita COP 30’: organização de eventos, garçom e manipulação de alimentos. Aprendi bem mais do que eu sabia, e hoje posso ensinar para a minha equipe de garçons o que aprendi nos cursos. Isso se tornou um diferencial e as portas do mercado abriram ainda mais para a minha empresa”, destaca.
De acordo com o coordenador do programa, Andrey Rabelo, até este mês de fevereiro foram qualificadas 10.229 pessoas.
Desse total, 4,5 mil estudantes foram certificados em cursos promovidos pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Sectet), e o restante por entidades parceiras como a Coca-Cola, Instituto Federal do Pará e Sesi.
Nesta terça, dia 18, outros 4 mil alunos serão certificados pelo programa em uma cerimônia no Mangueirinho, fazendo com que o programa supere a marca de 14 mil beneficiados.
A meta do Governo do Pará é qualificar 22 mil pessoas até a COP.
IDIOMAS
Segundo o coordenador, a maior procura dentre os 67 cursos oferecidos pelo programa são para aulas de idiomas como inglês e espanhol.
“A população enxerga essa oportunidade de aprender uma nova língua, e isto é uma habilidade complementar a qualquer área estratégica dentro de sua carreira profissional. Então é muito importante que dentro do itinerário de formação de cada pessoa tenha este objetivo de aprender uma nova língua. Pessoas que fazem cursos de excelência no atendimento, garçom, alimentos também fazem cursos de inglês para complementar sua formação”, detalha.
PARA O INTERIOR
Os próximos passos do programa são levar aulas gratuitas para polos em Barcarena, Castanhal, Curuçá, Bragança e Maracanã, de modo a ampliar a oferta de turmas para mais regiões do Pará além dos polos já existentes em Belém, Santarém, no Marajó e na Região do Salgado.
Imagem em destaque: aula de um dos cursos do Capacita COP 30. Foto: Alex Ribeiro/ Agência Pará
GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
-
Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
-
Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
-
Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com