Pesquisador cria coletânea de truques para auxiliar ensino de Matemática

Mestrando da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que leciona na rede pública de Pernambuco, reúne o que chama de “matemágica”; práticas envolvem baralho, cartelas, imagens e mágicas


Por Josafá Neto, da Rádio UFS | De São Cristóvão (SE)

O uso de truques para ensinar Matemática é uma alternativa para driblar a aprendizagem mecanizada de conceitos da matéria, como aritmética, geometria, lógica e probabilidade.

No mestrado profissional em Matemática na Universidade Federal de Sergipe (UFS), o professor Paulo Sérgio Fontes criou uma coletânea de mágicas matemáticas para facilitar o ensino da disciplina entre professores e estudantes da educação básica.

“Nós professores precisamos buscar caminhos e modelos metodológicos que tragam o aluno para o centro do trabalho pedagógico, ou seja, desenvolver atividades que enfatizem a participação ativa, a colaboração e a resolução de problemas,” afirma Paulo.

AS 17 MÁGICAS

O pesquisador catalogou 17 mágicas que envolvem o uso de baralho, cartelas, imagens e mágicas.

Entre elas, “a idade com o número mágico”, “leitor de mentes”, “truque das 21 cartas”, “cartelas mágicas” e “adivinhação com números”.

Além de fornecer o passo a passo de cada matemágica, a coletânea apresenta a explicação matemática formulada para cada uma delas.

Com isso, a ideia é estimular a compreensão do raciocínio matemático do professor ao ensinar e do aluno ao aprender.

“Entender a percepção dos alunos a respeito das mágicas matemáticas é essencial. O principal objetivo é ajudar o professor a desenvolver um trabalho pedagógico mais dinâmico, flexível e adaptável para atender melhor aos anseios dos alunos”, ressalta.

O orientador da dissertação, Samuel Brito, docente de Matemática na UFS, vê ganhos também para a formação de professores.

“O desafio é incorporar novas metodologias que, por exemplo, não eram utilizadas em sala de aula na minha época de aluno”, observa.

PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES

A pesquisa também avaliou a percepção dos estudantes sobre a ferramenta.

Foram aplicadas três mágicas numa turma do ensino médio de uma escola da rede pública de ensino do interior de Pernambuco, onde Paulo é professor.

“Muitos alunos alegam não gostar da matéria. Por isso, ao trabalhar o conteúdo e mostrar suas diversas aplicações, é possível trabalhar a Matemática como uma ciência que possibilita entender os mistérios e truques lógicos”, acrescenta Paulo Sérgio.


Imagem em destaque: o professor Paulo Sérgio explicando o uso de matemágicas. Fotos: Josafá Neto/ Rádio UFS




CONTAMOS COM VOCÊ!
Para nos mantermos e continuarmos a produzir conteúdo útil.
Você pode nos ajudar. Você pode:
> Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
> Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
> Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 7 =