A vida e obra de Milton Santos, em mostra na Avenida Paulista

O Pelé da Geografia é o homenageado na 49ª edição do projeto Ocupação, do Itaú Cultural. A entrada é gratuita, e exposição fica em cartaz até 8 de outubro


Por Wagner de Alcântara Aragão, texto e fotos | De São Paulo (SP)

Fotografias, recortes de jornais, vídeos, artes digitais, objetos pessoais, caderno com anotações e outros materiais compõem a Ocupação Milton Santos, exposição do Itaú Cultural em homenagem a um dos maiores nomes da Geografia, em todo o mundo, em toda história.

A mostra tem gratuita. Aberta em 19 de julho, fica em cartaz até 8 de outubro. O Itaú Cultural fica na Avenida Paulista, 149, em São Paulo.

A Rede Macuco conferiu in loco a exposição, dez dias depois de sua abertura, em 29 de julho.

O sábado cinzento e frio do lado de fora contrastava com o calor humano e muita inspiração que se viu no espaço.

Muita gente, de todas as idades e perfis, passou pela instalação e se pôs a apreciar e se aprofundar na trajetória do Pelé da Geografia.

Entre as atrações, um painel com quase 50 peças, de dupla face.

Cada uma tinha, de um lado, a reprodução da capa de um das dezenas de livros escritos por Milton Santos. De outro lado, a sinopse da respectiva obra.

INFÂNCIA E JUVENTUDE

A infância e juventude na Bahia estavam expressas em fotos; a atuação como geógrafo, pensador, intelectual e gestor público esteve representada em reproduções de jornais, material que contava também a perseguição que Milton Santos sofreu da ditadura militar.

Objetos de condecoração – faixas, anéis, placas – sintetizaram o reconhecimento internacional conquistado por esse geógrafo brasileiro.

OS CONCEITOS DE MILTON SANTOS

O circuito expositivo se encerra com uma mega tela em que falas de Milton Santos e a declamação de um poema, por Sérgio Vaz, misturam-se a outras imagens que explicam conceitos tratados pelo geógrafo em sua obra científica – tais como globalização, cidadania, direitos, espaço.

Antes, em uma mesa, exemplares dos principais livros de Milton Santos estavam à disposição do público, que não só folheava com mergulhava na leitura dos escritos.

Milton Santos nasceu em Brota de Macaúbas, em 3 de maio de 1926. Partiu em 24 de junho de 2001. Bacharel em Direito (UFBA, 1948), tornou-se doutor em Geografia em 1958, pela Universidade de Strasbourg (França).

(Clique aqui e saiba mais sobre Milton Santos).

O projeto ‘Ocupação’, do Itaú Cultural, chega, com essa edição em homenagem a Milton Santos, à 49ª edição.

Tratam-se de exposições físicas, no piso térreo da sede da instituição. Saiba mais sobre o projeto clicando aqui.


Imagem em destaque: entrada da Ocupação Milton Santos. Foto: @waasantista




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 1 =