A menos de um ano de Paris 2024, Brasil tem 43 vagas garantidas

Conquistas devem aumentar em novembro, com os Jogos Pan-Americanos de Santiago, quando 33 competições serão classificatórias para a Olimpíada do ano que vem


Do Comitê Olímpico do Brasil (COB) | Do Rio de Janeiro (RJ)

A Olimpíada de Paris começa em 26 de julho de 2024. A menos de um ano do maior evento esportivo do planeta, o Brasil tem 43 vagas garantidas.

São 34 entre as mulheres, e nove masculinas (ver lista ao final desta matéria).

A expectativa é de que até o final deste ano esse número aumente bastante com a disputa de campeonatos mundiais, seletivas qualificatórias e, principalmente, os Jogos Pan-Americanos de Santiago.

LOGÍSTICA

Na parte logística, o trabalho já está fase de execução.

Em julho, o COB esteve em Marselha na operação da estrutura de apoio aos atletas durante o evento-teste da vela.

Já a partir de domingo agora, dia 30, os olhos do COB se voltam para mais de 15 mil quilômetros de distância da capital francesa, mais precisamente ao Taiti, onde será testada a base de apoio para o surfe durante a etapa de Teahupoo do Circuito Mundial.

“O COB vem realizando um trabalho incessante para oferecer todo o suporte aos atletas brasileiros nesta reta final de preparação para os Jogos Olímpicos. Pelos nossos resultados recentes, estou confiante em um bom desempenho do nosso país nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Nossa meta dentro do COB é sempre a superação dos resultados anteriores. Esse é o nosso principal objetivo, seja em número de medalhas, participações em finais, aumento da quantidade de modalidades e de atletas com chances de resultados”, afirma o Presidente do COB, Paulo Wanderley.

Ele espera um evento histórico na capital francesa daqui a um ano. “Paris 2024 será um grande marco da retomada do Movimento Olímpico com a volta do público em um cenário magnífico”.

JOGOS PAN-AMERICANOS

O caminho para Paris terá uma escala importante em Santiago, no Chile, onde serão disputados os Jogos Pan-Americanos, entre 20 de outubro e 5 de novembro.

O megaevento continental terá 33 das 60 disciplinas como classificatórias para Paris 2024, sendo 21 de maneira direta e outras 12 distribuirão pontos para rankings olímpicos ou valerão marcas necessárias à classificação.

Apenas oito meses separarão o Pan dos Jogos Olímpicos. Por isso, o COB entende que equipes e atletas deverão manter a intensidade na preparação.

OSCAR NIEMEYER

Além da parte esportiva, o COB também prepara uma série de atividades para fortalecer a cultura e o Movimento Olímpico na Casa Brasil.

O espaço, localizado no Parque de La Villette, zona norte da capital francesa, tem capacidade para receber 2,5 mil pessoas, e promete ser o principal ponto de encontro e celebração dos fãs do esporte brasileiro nos Jogos Olímpicos.

Inspirada nas obras do arquiteto Oscar Niemeyer, a Casa terá dois andares com palco para shows, área de convivência, exposições que resgatam o Movimento Olímpico, gastronomia, estúdio do Canal Olímpico do Brasil, sala VIP, loja com itens licenciados do Time Brasil, espaço para fotos e ativação dos patrocinadores.

TORCIDA

Já a torcida que ficar no Brasil também terá um espaço com diversas atrações durante os Jogos Olímpicos.

O Parque Villa Olímpica ocorrerá entre 11 de julho e 11 de agosto de 2024, em São Paulo.

O Parque Villa Olímpica transformará todo o Parque Villa Lobos, inclusive com a mudança de nome. Ele ficará dedicado aos esportes olímpicos durante os Jogos, com diversas atrações para os torcedores se divertirem em várias áreas e acompanharem ao vivo os atletas do Brasil na principal competição multiesportiva do mundo.

Será um “parque de diversões” para os esportistas. Também estão previstos shows, ativações, experiências sensoriais e muito mais.

Confira a seguir a lista de vagas garantidas pelo Brasil em Paris 2024:

Atletismo (7):
Arremesso do peso (masculino)
Marcha atlética 20km (feminino)
Marcha atlética 20km (masculino)
Maratona (masculino)
110m com barreiras (masculino)
400m rasos (masculino)
400m com barreiras (masculino)

Ciclismo BMX Racing feminino (1)

Futebol (18):
Equipe feminina

Rugby (12):
Equipe feminina

Saltos ornamentais (2):
Plataforma 10m (feminino)
Plataforma 10m (masculino)

Surfe (2):
Filipe Toledo
Tatiana Weston-Webb

Tiro esportivo (1):
Pistola de ar 10m (masculino)


Imagem em destaque: a surfista Tatiana Weston-Webb, que já tem vaga garantida em Paris 2024. Foto: Miriam Jeske/ COB




OSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 9 =