Cabo Verde anuncia investimento recorde em saneamento

Serão 35 milhões de euros anualmente, nos próximos 20 anos, declarou o primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva, em pronunciamento nesta terça, dia 17


Da Agência Angola Press (Angop) | De Praia (Cabo Verde)

O Governo de Cabo Verde prevê investir 700 milhões de euros nos próximos 20 anos, uma média de 35 milhões de euros por ano, no sector de água e saneamento, anunciou nesta segunda-feira, dia 17, o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva.

Ao intervir na abertura da reunião do Conselho Nacional de Água e Saneamento (CNAS), realizada na cidade da Praia, Correia e Silva disse que a ambição é, paulatinamente, criar as bases sustentáveis para o país atingir níveis de qualidade dos serviços equiparados aos dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

METAS

Referindo que o programa do Governo propõe dotar o país de um “avançado sistema de serviços de abastecimento de água e saneamento”, Correia e Silva indicou os compromissos estratégicos para a legislatura, a começar por passar dos actuais 62 litros de água/pessoa/dia para 90 litros e passar a taxa de cobertura de acesso de água por rede pública dos actuais 85,5 por cento para todas as famílias.

ÀS FAMÍLIAS MAIS POBRES

Também pretende massificar o acesso à rede de água e de esgoto e a instalações sanitárias domiciliárias com investimentos, através do Fundo do Ambiente, em todos os municípios dirigidos a famílias mais pobres e vulneráveis e fazer com que os custos dos serviços no abastecimento de água e saneamento não ultrapassem, em média, 5 por cento do rendimento das famílias mais vulneráveis.

Também nas localidades em que, devido à orografia ou custos impeçam a instalação de uma rede pública, o governo quer aumentar a proximidade da oferta da água às famílias numa distância (em tempo), não superior a cinco minutos, bem como melhorar a eficiência energética e a eficiência hídrica.

O primeiro-ministro apontou “avanços importantes” do sector nos últimos anos, sobretudo a melhoria e qualidade dos serviços prestados, governação e qualidade e transparência na regulação técnica e económica, e destacou alguns “instrumentos fundamentais” sobre o sector.

PARA A AGRICULTURA

No que diz respeito à água para a agricultura, Ulisses Correia e Silva afirmou que estão em curso investimentos para, até 2026, o país atingir sete milhões de metros cúbicos (m3) de água dessalinizada e três milhões de m3 de reutilização das águas residuais para rega.

Para isso, disse que a estratégia passa pela diversificação das fontes de irrigação com recurso a dessalinização da água do mar e à reutilização segura das águas residuais tratadas, massificarão da rega gota-a-gota com subvenção aos investimentos aos agricultores e afectação da água dos furos, poços e nascentes apenas para a actividade agrícola.

O chefe do governo afirmou que não há uma situação dramática na água para a agricultura, mas sim um país com “fortes condicionalidades climáticas e ambientais”, com séculos de escassez hídrica, e que tem sido exposto a secas severas e aos efeitos das mudanças climáticas.

E segundo disse, a água e o saneamento são “prioridades” da agenda para o aumento da resiliência do país e para atingir os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).


Imagem em destaque: Correia e Silva ao anunciar os investimentos em saneamento básico. Foto: divulgação Governo de Cabo Verde




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 8 =