Um trabalho para garantir água e vidas na Bacia do São Francisco

Projeto da Ufal com a Codevasf vai recuperar Canal de São Brás, que funcionará como um berçário de cerca de 6 milhões de peixes nativos por ano


Por Rose Ferreira, jornalista da Ufal | De São Brás (AL)

A pesca artesanal é uma das atividades econômicas mais importantes na região do Baixo São Francisco, mas tem sido duramente comprometida em decorrência da construção de barragens e hidrelétricas e da diminuição da qualidade do ambiente aquático, em virtude da poluição, da falta de saneamento e da variação das vazões no rio.

O desaparecimento das lagoas marginais, que funcionavam como “braços” do rio e refúgios para peixes, também impactou a ictiofauna, ou seja, o conjunto das espécies de peixes que existem naquela região biogeográfica, propiciando o aumento desordenado de espécies predadoras e sem valor econômico, enquanto peixes nativos estão em processo de extinção ou já extintos.

Agora, um projeto da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) prevê a recuperação de um canal de quatro quilômetros de extensão no município de São Brás.

Expedição do projeto. Foto: Ufal

Na prática, o canal atua como uma lagoa, no entanto só se conecta com o rio em vazões mais altas, ficando sem água e sem função ecológica na maior parte do tempo.

A ideia é restabelecer essa conexão, afirma o pesquisador em Ciências Aquáticas e professor da Ufal, Emerson Soares.

“As lagoas eram espaços de convivência fundamentais, porque quando o rio enchia a calha principal e se conectava com essas lagoas, os peixes migravam com fins reprodutivos para as áreas de confluência e ali realizavam a reprodução”, recorda-se.

COMO É O PROJETO

O projeto prevê o desassoreamento do canal e o reflorestamento das áreas marginais.

O canal de São Brás contará com um sistema de comportas, que vai permitir que a água permaneça lá, mesmo quando a vazão diminuir.

O ambiente será isento de contaminantes, não terá predadores e vai ser uma área reflorestada, monitorada e cuidada, recebendo, anualmente, cerca de seis milhões de juvenis, de sete espécies nativas.

ETAPAS

O projeto do canal de São Brás será realizado em etapas e vai proporcionar que as espécies nativas cheguem ao rio já desenvolvidas, diminuindo assim a taxa de mortalidade e favorecendo o equilíbrio do ecossistema.

“Atualmente, o ambiente está dominado pela pirambeba e pelo tucunaré, que são espécies rústicas e que devoram tudo. Com outros peixes nativos e predadores, como o pacamã, haverá mais competição e essas espécies não vão mais sobressair”, explica Soares.

Esta será a primeira unidade demonstrativa.

A pretensão é que o projeto seja ampliado para outras regiões do próprio Baixo São Francisco e sirva de modelo para o Brasil, por ser replicável e permitir a agregação de outras variáveis.

Nesta fase inicial, estão sendo realizados os estudos básicos, que devem ser concluídos ainda em 2023, de acordo com o engenheiro Rodrigo Marques, gerente de estudos e projetos da Codevasf do Distrito Federal.

Ideia é expandir o trabalho para outros canais conectores ao rio. Foto: Ufal

“A gente vai fazer os estudos hidrológicos, a batimetria, a topografia e os estudos de sondagem geotécnica. Com isso, a gente já consegue definir efetivamente como vai ser esse projeto no futuro”, adianta Marques.

A previsão é que a construção da estrutura seja concluída em 2024 e que, em 2025, comece a etapa seguinte, que é a do repovoamento dos estoques nativos e monitoramento.

Além da Ufal e da Codevasf, o projeto envolve ainda o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), a Prefeitura de São Brás, o Ministério Público Federal (MPF) e órgãos do governo federal.


Imagem em destaque: vista área da lagoa do Canal de São Brás. Foto: divulgação Ufal




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 8 =