Desfiles: é a vez de São Paulo e do Rio de Janeiro

Escolas de samba do grupo especial da capital paulista pisam a avenida nesta sexta, dia 17, e sábado, 18; da capital fluminense, no domingo, 19, e segunda, 20; outras cidades também têm apresentações


Por Wagner de Alcântara Aragão (@waasantista) | De Santos (SP) e Curitiba (PR)

“Alô, povão, agora é sério!”, como diz o intérprete de samba Nêgo.

Depois dos desfiles das escolas de samba de Santos, Vitória e Belém, no final de semana que antecedeu o Carnaval, agora é a vez dos dois maiores do país.

As 14 agremiações do grupo especial de São Paulo se exibem na Passarela do Samba Adoniran Barbosa, no Polo Cultura Grande Otelo, no Anhembi, nas noites desta sexta, dia 17, e sábado, dia 18.

Já as 12 agremiações do grupo especial do Rio de Janeiro se apresentam na Passarela do Samba Darcy Ribeiro, o sambódromo da Avenida Marquês de Sapucaí, nas noites de domingo, dia 19, e segunda-feira, dia 20.

EM SÃO PAULO

As fortes chuvas que caem em São Paulo nesta semana prejudicaram e muito os preparativos de alegorias das escolas. Mesmo assim, as agremiações prometem o requinte, o capricho e a grandiosidade que vêm caracterizando o Carnaval paulistano nos últimos anos.

——–

Confira a ordem dos desfiles das escolas de samba de São Paulo:

SEXTA-FEIRA
Independente Tricolor
Acadêmicos do Tatuapé
Barroca Zona Sul
Unidos de Vila Maria
Rosas de Ouro
Tom Maior
Gaviões da Fiel

SÁBADO
Estrela do Terceiro Milênio
Acadêmicos do Tucuruvi
Mancha Verde
Império de Casa Verde
Mocidade Alegre
Águia de Ouro
Dragões da Real

——–

O equilíbrio é outra marca. Impossível cravar uma favorita.

Mas há muita expectativa em torno da Mocidade Alegre, sempre credenciada ao título, mas há nove anos batendo na trave. A presidenta Solange Cruz não mediu esforços para fazer com que o enredo “Yasuke”, o primeiro samurai negro, impacte o sambódromo do Anhembi.

Também se guarda uma atenção especial para a Estrela do Terceiro Milênio, estreante no grupo especial, mas que promete desfile para incomodar as tradicionais.

NO RIO DE JANEIRO

As condições meteorológicas também preocupam na capital fluminense. Isso à parte, certeza de espetáculo de encantar.

——–

Confira a ordem dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro:

DOMINGO
Império Serrano
Grande Rio
Mocidade
Unidos da Tijuca
Salgueiro

SEGUNDA-FEIRA
Paraíso do Tuiuti
Portela
Vila Isabel
Imperatriz Leopoldinense
Beija-Flor
Viradouro

——–

Igualmente, impossível cravar favorita.

Por outro lado, é possível antecipar destaques.

Por exemplo, a estreia de Ludmilla, ao lado de Neguinho da Beija-Flor, interpretando o bonito samba do contundente enredo da escola de Nilópolis (“Brava gente – O grito dos excluídos no Bicentenário da Independência”).

Outra dupla, exitosa em 2022, e que no ensaio técnico mostrou que está ainda mais afiada: pai e filha, Wantuir e Wic Tavares, como intérpretes do samba-enredo da Unidos da Tijuca.

Desfile histórico será o da Portela, que completa 100 anos em 2023 e tem o centenário como enredo. A crítica, porém, considerou o samba-enredo e os preparativos aquém para o que merece a comunidade de Madureira.

EM SANTOS

A Rede Macuco cobriu in loco os desfiles das escolas de samba de Santos, que ocorreram nas noites de 10 e 11 de fevereiro (sexta e sábado). A apuração foi na última terça, dia 14.

A Unidos dos Morros foi a campeã, com um desfile de alegorias e fantasias luxuosas, um samba-enredo capitaneado por Ito Melodia, que mexeu com a Passarela do Samba Dráuzio da Cruz, e muita garra de seus integrantes.

No entanto, impactante mesmo foi a apresentação da União Imperial. Alegorias imponentes, um samba-enredo poesia pura, a dupla Scheila Carvalho e Sheila Mello, ex-É o Tchan, e um enredo de bonita homenagem ao Nordeste fizeram história.

OUTRAS CIDADES NESTE FINAL DE SEMANA

MACAPÁ
Em Macapá, as agremiações também estão em fase de ensaios. Os desfiles das escolas de samba na capital amapense, dos mais tradicionais eventos carnavalescos da Região Norte, estão marcados para os dias 17 e 18 de fevereiro.

FLORIANÓPOLIS
No Sul, a Prefeitura de Florianópolis confirmou a volta dos desfiles das escolas de samba, que ocorrem na Passarela Nego Quirido, região central da cidade. As apresentações ocorrem no domingo, dia 18.

BRAGANÇA PAULISTA
Os desfiles das escolas de samba de Bragança Paulista em 2023 vão ocorrer no Posto de Monta, entre os dias 18 e 21 de fevereiro. Trata-se de um Centro de Eventos, que será utilizado para as apresentações a pedido das próprias agremiações.

CURITIBA
Na capital paranaense, os desfiles das escolas de samba ocorrem em noite única. Em 2023, será em 18 de fevereiro, sábado.

EM MARÇO, MAIS DESFILES

PORTO ALEGRE
Em Porto Alegre, os desfiles também têm ocorrido em datas posteriores aos do Rio e de São Paulo. Em 2023, as apresentações serão nos dias 3 e 4 de março, no Complexo Cultural do Porto Seco.

URUGUAIANA
Como é tradição, os desfiles na fronteira Brasil-Argentina, em Uruguaiana, ocorrem em março. Em 2023, mais precisamente entre os dias 9 e 11, datas confirmadas desde outubro último. Os desfiles fora de época na cidade gaúcha costuma atrair as estrelas das agremiações do Rio e de São Paulo, que reforçam as comunidades das escolas locais.


Imagem em destaque: Ludmilla e Neguinho da Beija-Flor, no ensaio técnico da escola de Nilópolis, em 12 de fevereiro. Foto de Vitor Melo/ Rio Carnaval




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 8 =