Diálogos e saberes para uma sociedade democrática e inclusiva

É esse o tema da Semana do Conhecimento da Ufes, de 21 a 29 de novembro, em campi pelo Espírito Santo. Atividades são gratuitas e abertas ao público


Por Leandro Reis e Thereza Marinho, da Ufes | De Vitória (ES)

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) está pronta para receber os milhares de estudantes que ocuparão os quatro campi da instituição a partir de 21 de novembro, data da abertura da Semana do Conhecimento 2022.

Segundo a organização, já são mais de 10 mil estudantes inscritos de 200 escolas, somente para a tradicional Mostra de Profissões, uma das atrações da Semana, que divide espaço com diversas outras atividades dedicadas a apresentar o trabalho da Universidade nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Neste ano, o evento acontece em datas diferentes em cada campus:

– de 21 a 26 de novembro nos campi de Goiabeiras e de Maruípe;
– nos dias 22 e 29 de novembro em Alegre;
– e de 29 de novembro a 1º de dezembro em São Mateus.

A edição marca o retorno da programação ao formato presencial, após duas edições realizadas virtualmente devido à pandemia de covid-19.

Gratuitas e abertas ao público, as atividades acontecem em salas de aula, laboratórios e tendas montadas pelos campi.

TEMA CENTRAL

Parte da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a Semana do Conhecimento tem como tema “Diálogos e saberes para uma sociedade democrática e inclusiva”.

A abertura oficial do evento, no dia 21, conta com a presença do climatologista e professor Carlos Nobre, para a palestra magna “Mudanças climáticas: desafios para todos”, no Cine Metrópolis, no às 9 horas.

Recém-eleito para a Royal Society – prestigiada instituição britânica destinada à divulgação e promoção científica -, Nobre é coordenador do Instituto de Estudos Climáticos da Ufes (IEC-ES).

A programação da Semana do Conhecimento inclui as já conhecidas Mostra de Profissões; Mostra de Ciências do CCE; Jornada de Iniciação Científica, Inovação e Pós-Graduação; e Jornada Integrada de Extensão e Cultura.

As novidades deste ano são as participações da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), que fornecerá informações sobre assistência estudantil; da Secretaria de Relações Internacionais (SRI), que trará a Feira de Internacionalização.

O Centro Tecnológico também realizará pela primeira vez o CT de Portas Abertas, evento com visitas guiadas, palestras e apresentações de projetos do Centro.

AÇÕES ESPORTIVAS E CULTURAIS

Além das atividades de ensino, pesquisa e extensão, a Semana do Conhecimento oferece ainda ações esportivas e culturais – como mesas-redondas, shows musicais, exposições e oficinas -, feira de artesanato e espaços para alimentação com food trucks.

A programação detalhada de cada um dos eventos da Semana do Conhecimento está disponível em um hotsite, posicionado no canto superior direito do portal da Ufes.

Acesse aqui o site do evento para conferir todos os detalhes.


Imagem em destaque: campus de Goiabeiras, da Ufes, em Vitória. Foto: divulgação Ufes




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 6 =