Do jornalismo à ciência, da história à ficção: a 14ª Tarrafa Literária

Evento em Santos, de 16 a 20 de novembro, terá homenagem a Angeli. Há atrações para crianças também, na Tarrafinha. Tudo gratuito


Da LN Textos Assessoria | De Santos (SP)

Consolidada como um dos principais festivais de literatura do país, a Tarrafa Literária atinge sua 14ª edição entre os dias 16 e 20 de novembro de 2022, em Santos (SP).

A programação ocupa o Sesc Santos e o Teatro Guarany com 12 mesas e mais de 30 autores convidados para discutir a produção literária sob diversos pontos de vista: do jornalismo à ciência, da história à ficção e também dedicando atenção à literatura infantil (Tarrafinha).

O evento é idealizado por José Luiz Tahan, livreiro e editor, proprietário da livraria de rua e editora Realejo, também na cidade do litoral paulista.

Após duas edições realizadas em formato online devido à pandemia da covid-19, a Tarrafa volta a proporcionar ao público a oportunidade de estar diante de seus autores favoritos para trocar experiências e reflexões. Mais de 350 já passaram pelo festival em 13 edições.

“A Tarrafa historicamente propõe esta aproximação entre autores e leitores. É um evento que causa transformação, impacto e mobiliza um público que vem não só da região, mas de todos os cantos do país”,  resume Tahan.

Ele acrescenta que o entorno e o contexto histórico também impactam a formatação do festival, com atenção aos lançamentos, aos assuntos que estão no imaginário do público e às tendências recentes de comportamento.

“O momento atual, por exemplo, sugere  uma reconexão com a leitura, não só pela qualidade da produção recente, mas também devido às mudanças de hábito impostas pela pandemia da Covid-19, especialmente durante o isolamento”.

Toda a programação é gratuita e também haverá transmissões diárias pelo canal oficial da Tarrafa no Youtube (@tarrafaliteraria).

Os ingressos poderão ser retirados com antecedência na Realejo Livros (Av. Mal. Deodoro, 2 – Gonzaga) ou nos locais de realização das mesas (a unidade do Sesc Santos na noite de abertura, dia 16/11; e o Teatro Guarany, entre os dias 17 e 20/11).

ABERTURA E HOMENAGEM A ANGELI

A 14ª edição da Tarrafa Literária terá como homenageado  o cartunista Angeli, criador de personagens marcantes dos quadrinhos brasileiros – como Rê Bordosa, Bob Cuspe, Wood & Stock e os Skrotinhos, entre outros.

O paulistano Arnaldo Angeli Filho, 66 anos, segue produzindo.

Já teve seus trabalhos publicados em jornais como Folha de S.Paulo e Diário de Notícias (Lisboa) e as revistas Linus (Milã0), El Vibora (Barcelona), Humor (Buenos Aires). Também criou quadrinhos animados para a internet e para o canal Cartoon Network.

Sua obra será o tema da  Mesa de Abertura do festival, no dia 16, quarta-feira, às 19h30, no teatro do Sesc Santos.

Mediada pelo trio Dan Stulbach, José Godoy e Luiz Gustavo Medina, apresentadores do programa Fim de Expediente, uma das maiores audiências do rádio brasileiro atualmente, a conversa terá a participação dos  cartunistas Adão Iturrusgarai e Caco Galhardo.

Além disso, o longa-metragem “Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente”, de César Cabral, será exibido no Cine Arte Posto 4, na Praia do Gonzaga, durante o festival.

PALCO HISTÓRICO

A partir do dia 17, quinta-feira, a programação passa a ocupar o Teatro Guarany, palco que recebe o festival desde sua criação.

Acompanhe a programação completa pelos meios de comunicação da Tarrafa Literária: https://linktr.ee/tarrafaliteraria.


Imagem em destaque:  artista visual, escritora, jornalista e professora Kátia Canton, que realiza o  encontro para crianças e professores de todas as idades, dentro da programação da 14ª Tarrafa Literária. Foto de Andreia Machado




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 9 =