A história e cultura dos países das Américas em narrativas de rádio

Podcast ‘Hora Americana’, fruto de uma parceria entre universidades públicas, traz conhecimento rompendo com a visão eurocêntrica de mundo


Por Vitor Struck, da Agência UEL | De Londrina (PR)

Um podcast quinzenal, que se dedica a difundir conhecimentos sobre a história e as culturas dos diferentes países das Américas.

Esse é o ‘Hora Americana’, produzido por estudantes do Departamento de História, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), com atuação de docentes e discentes de outras universidades públicas.

O produto é fruto de um projeto de extensão, coordenado pelo professor Caio Pedrosa da Silva.

O podcast está na terceira temporada, com o objetivo de apresentar perspectivas sobre as Américas que superem a visão eurocêntrica, ou seja, a ideia de que a Europa e seus elementos culturais são as únicas – ou mais importantes – referências na composição de toda a sociedade moderna.

TEMAS JÁ ABORDADOS

Até agora, 45 episódios já haviam sido lançados, trazendo temas como Guerra das Malvinas; colonização francesa nas Américas; as independências dos países latinos, incluindo o Brasil; liberalismo e reformas liberais na América Latina no Século XIX; os negros na história política dos Estados Unidos; o ano de 1968 nas Américas, entre outros.

Buscando apresentar o conteúdo de uma maneira agradável e utilizando documentos sonoros, como discursos de importantes personagens da história e trechos de filmes e músicas, os integrantes do ‘Hora Americana’ tentam tornar o conteúdo acessível a todos, porém sem desconsiderar o aspecto acadêmico do projeto.

ERA DO RÁDIO

A cada novo episódio, os ouvintes são recebidos com um bordão que remete à nostalgia da ‘Era do Rádio’.

A poderosa frase de abertura dos episódios – “Estamos vivendo uma Hora Americana” – faz referência a um trecho do manifesto lançado durante a Reforma Universitária de Córdoba, em 1918.

Naquele ano, a segunda maior cidade argentina assistiu ao surgimento de um movimento liderado por estudantes do ensino superior que reivindicavam reformas que promovessem uma universidade mais inclusiva, dinâmica, autônoma e com uma estrutura mais democrática.

EQUIPE

O podcast foi criado pelo professor Caio, da UEL, e seus colegas Luís Guilherme Assis Kalil (UFRRJ), Rodolfo Gauthier Cardoso dos Santos (IFMG), Valdir Donizete dos Santos Júnior (IFSP), além das mestrandas Isabella Acácio (UFVJM) e Mariana Adami (Unicamp).

Integram a equipe ainda Priscila Pereira (IF-Sul de Minas) e os graduandos Letícia Cavalcante e Bruno Dantas (UEL), e os mestrandos Maria Clara Figueiredo (Unicamp) e Paulo Gomes (UFRRJ).

Para entrar em contato com os integrantes da equipe, basta enviar um e-mail para horamericana@gmail.com. A equipe também mantém atualizados, com conteúdos complementares, perfis no instagram e facebook.


Imagem em destaque: arte de um dos episódios do podcast ‘Hora Americana’




GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 6 =