Festival Centenários espalha arte pela capital e interior de São Paulo

Programação promovida pela Unesp começa em maio e se estende pelos próximos meses; atividades fazem referência à Semana de Arte Moderna de 1922 e aos 200 anos da Independência do Brasil


Por Fabio Mazzitelli, do Jornal da Unesp | De São Paulo (SP)

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) vai iniciar a partir deste mês de maio o “Festival Centenários”, uma extensa e diversificada programação artística e cultural em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna e ao bicentenário da Independência do Brasil, ambos celebrados em 2022.

O festival tem como objetivo principal a promoção de reflexões sobre os ideais de projetos nacionais consolidados nestas efemérides marcantes para a construção do país, trazendo à tona contribuições críticas a respeito dos acontecimentos e também visões que ficaram à margem da narrativa predominante ao longo da história brasileira.

Em parceria com instituições relevantes para a cena cultural paulista, como o Memorial da América Latina, o Festival Centenários vai abrigar, ao longo dos próximos meses, na capital e em municípios do interior onde a Unesp está presente oficinas, exposições, concertos, espetáculos teatrais e lançamentos de livros, entre outros eventos.

O primeiro evento será uma mesa-redonda agendada para a biblioteca do Memorial da América Latina, em 12 de maio.

Estão previstos, por exemplo, lançamentos da Editora Unesp relacionados a temáticas do festival, entre os quais um livro com textos inéditos de Oswald de Andrade e a tradução da obra de Theodor Koch-Grünberg que inspirou Mário de Andrade na construção de “Macunaíma”, marco do modernismo literário brasileiro. A Semana de Arte Moderna de 1922 foi um evento motivado pelo então centenário da Independência do país.

“A ideia é que a Unesp consiga dar uma contribuição de qualidade e crítica (sobre estes marcos históricos), que é o papel da universidade”, diz o professor Raul Borges Guimarães, pró-reitor de extensão universitária e cultura da Unesp.

MÚSICA

Também estão na programação do Festival Centenários da Unesp, em parceria com a Fundação Theatro Municipal de São Paulo, o tratamento do acervo musical do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo (que reúne partituras de relevância histórica para a música erudita do país, tais como algumas composições de Carlos Gomes).

E, ainda, um resgate da trajetória do bibliotecário Rubens Borba de Moraes, intelectual pioneiro da biblioteconomia no país que foi diretor da biblioteca da ONU em Nova Iorque – este trabalho em parceria com a Biblioteca Municipal Mário de Andrade de São Paulo.

A exposição “Rubens Borba de Moraes e a Biblioteca no Brasil” será levada aos câmpi em uma mobilização que envolverá as bibliotecas da Universidade, equipamentos culturais que são referências para as populações das 24 cidades em que a Unesp está presente.

SUGESTÕES E CRÍTICAS

A comunidade universitária e o público em geral podem enviar sugestões e críticas sobre o festival por meio do email centenarios@unesp.br.


Imagem em destaque: escultura do Memória da América Latina, na capital paulista, instituição parceira do Festival Centenários. Foto: divulgação Unesp



Clique aqui para saber mais sobre o livro e, se gostar, adquirir um exemplar


GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo Pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 6 =