Uma introdução à Pedagogia Montessori

Curso de curta duração da UFSCar, por meio remoto, é voltado principalmente a educadores, psicólogos, pediatras e mães, pais e responsáveis por crianças


Por Eduardo Sotto Mayor, da UFSCar | De São Carlos (SP)

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) vai realizar em março um curso, remoto, sobre a pedagogia de Maria Montessori. Serão dois encontros (dias 4 e 11, das 14h às 16 horas), além de materiais de estudo indicados. Ao todo, serão dez horas.

Denominado “1º Módulo de Formação Introdutória: Pedagogia Montessori – Contributos à Educação”, o curso é destinado a iniciantes nessa área de estudo. Podem participar educadores da infância, psicólogos, pediatras, além de mães, pais e outras pessoas que atuam ou estejam se formando para atuarem com crianças pequenas em escolas.

A grade curricular aborda a própria médica, pedagoga e intelectual Maria Montessori e as ideias essenciais de sua proposta à educação escolar de crianças.

SOBRE O MÉTODO

Conhecido por dar ênfase à autonomia e à liberdade com limites, o método educativo é baseado no trabalho sensorial e preza pelo respeito ao desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas.

Criada a partir da observação do comportamento de crianças, a técnica – que surgiu no início do século XX -, é considerada por muitos uma das melhores alternativas para o desenvolvimento cognitivo, social, emocional, de conteúdo e cerebral.

Hoje em dia, presente em diversos países, a metodologia é aplicada desde os primeiros meses de vida, educando as crianças para que encontrem seu lugar no mundo.

Para Maria Montessori, diferente do que acontece no ensino tradicional, o professor deve acompanhar e aconselhar a aprendizagem na educação infantil, mas não impor que o será aprendido.

Além disso, o aluno deve ser incentivado a aprender por meio de diferentes atividades com graus de dificuldade gradativos e a interferência em excesso dos educadores é vista como prejudicial.

COMO PARTICIPAR

Os interessados podem se inscrever pelo site www.montessori22.faiufscar.com.

A formação é realizada pelo Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância (CFEI) da UFSCar. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail ufscar.cfei@gmail.com.

Serão dois encontros online, nos dias 4 e 11 de março, das 14 às 16 horas, além do estudo de materiais indicados, com carga horária total de 10 horas. Os interessados podem se inscrever pelo site www.montessori22.faiufscar.com. A formação é realizada pelo Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância (CFEI) da UFSCar.

Dúvidas podem ser tiradas pelo e-mail ufscar.cfei@gmail.com.


Imagem em destaque: Maria Montessori. Acervo UFSCar




GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo Pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 7 =