O Dia dos Guerreiros Ngoni, em Zâmbia

Celebração marca os 120 anos da luta e resistência do povo Ngoni contra a exploração europeia sobre o continente africano


Por Brigada Internacionalista Samora Machel, do MST | De Lusaka (Zâmbia)

Uma celebração realizada no último sábado, dia 5, em Lusaka, capital da Zâmbia, marcou o Nsingu Day – ou Dia dos Guerreiros Ngoni, que rememora a resistência do povo Ngoni em defesa dos seus territórios contra a colonização europeia na África, entre os séculos XIX e XX.

A cerimônia de comemoração ocorreu no Secretariado do Partido Socialista e contou com a presença de autoridades e convidados, além da apresentação do grupo musical de mulheres “SP Choir” e da participação do Nsingu Brigade.

O presidente do Partido Socialista, Fred M’membe, explicou sobre a importância de manter viva essa memória no povo zambiano.

“Hoje faz 124 anos que o comandante Nsingu foi assassinado na resistência à ocupação de Cecil Rhodes das suas terras, da sua pátria, para explorar os seus minerais e tomar posse das suas terras. Nós somos os herdeiros desse legado da resistência. Esta é a fonte de inspiração para nós. Uma fonte de determinação para nós, uma fonte de coragem. E, uma inspiração para a dignidade, para a honestidade e inspiração para o patriotismo. Nunca trairemos os seus sacrifícios e a sua abnegação. Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para garantir que esta pátria seja o que eles queriam que fizéssemos.”

MST PRESENTE

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) esteve presente, por meio da Brigada Internacionalista Samora Machel, e saudou os zambianos e o Partido Socialista por manter viva a memória de seu povo, uma importante data de luta e resistência.

Para as brigadistas, “participar deste momento é estar próximo do legado de resistência que corre nas veias dos povos zambianos, desde a apresentação dos guerreiros do Nsingu Brigade, com seus gritos de liberdade e seus movimentos de coragem, até a forte presença das mulheres do SP Choir. Seguimos lutando, lado a lado junto com o Partido Socialista, que segue resistindo frente a tentativa de apagamento da memória de lutas e conquistas do povo zambiano”.

HISTÓRIA DO CONTINENTE AFRICANO

O século XIX marcou um período de expansão do capitalismo no mundo com suas bases escravistas, violentas e de expulsão dos povos de seus territórios.

É o caso da colonização da África pelas potências europeias da época, sobretudo, as britânicas.

O colonialismo perdurou em toda a África pouco menos de cem anos: desde a década de 1880 até a de 1960.

É nesse período que os povos africanos são atravessados pelas forças capitalistas e imperialistas de Cecil John Rhodes à frente da Empresa Britânica da África do Sul, responsável pelo maior genocídio da população negra africana da época. A busca de Rhodes para obter direitos minerais sobre as terras africanas veio junto com os missionários e outros tantos europeus.

LUTA DOS NGONI

Assim como outros povos africanos, os Ngoni lutaram contra Rhodes em defesa de seu território.

Segundo dados historiográficos, os Ngoni chegaram à região da África Austral em 1835, depois de atravessarem o rio Zambeze perto do Zumbo e continuaram para leste, sobre o rio Luangwa, até algumas colinas onde entraram em contacto com alguns Chewa.

Em 1895, para consolidar sua ofensiva na região, os britânicos construíram o Forte Partridge.

o chefe dos Ngoni que tinha conduzido o seu povo por toda a região finalmente veio para a sua última casa no Rio Lutembwe. O seu filho e comandante Nsingu mobilizou um exército de 10 mil jovens guerreiros Ngoni armados com os “asegai” (uma lança curta e delgada usada como arma de arremesso pelos povos Ngoni) para defender suas terras, os minerais, o patrimônio e a dignidade de seu povo contra o exército de Rhodes. Estes contavam com melhores recursos (armas Maxim-gun e Seven-pounders). Derrotado pelas forças britânicas, Nsingu foi executado na madrugada de 5 de fevereiro de 1898, sabendo que estava a morrer por lutar pelo futuro.

NO SÉCULO XX

Se o século anterior é marcado pela violenta colonização e a luta dos povos em defesa dos seus territórios, o século XX não foi diferente.

Marcado por movimentos populares em todo o mundo contra o sistema capitalista e suas mazelas e violências contra os povos, no continente africano tem-se um período de luta por independência do colonialismo, que caminhou junto com a Guerra Fria, momento de grande polarização mundial com duas superpotências – a União Soviética e os Estados Unidos.

INDEPENDÊNCIA

Os processos de independência ocorreram de variadas formas: seja por meio de conflitos violentos, pela libertação dos seus territórios ou pela via das negociações em busca de emancipação e consolidação das jovens nações africanas.

Porém, foi a partir da década de 60 que a maioria dos países conquistou sua autonomia.

E a Zâmbia é uma dessas jovens nações, que busca por meio da história rememorar os feitos de seu povo.


Imagem em destaque: apresentação do grupo musical de mulheres “SP Choir”, no Dia dos Guerreiros Ngoni. Foto: Iris Pacheco/MST




GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo Pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 6 =