É urgente acelerar a vacinação nos países africanos

mapa global da pandemia - África - vacinação

Oito em cada dez nações do continente ainda não conseguiram alcançar metas de imunização contra a covid-19, alerta OMS


Do Pravda | De Brazavile, da Repúblico do Congo

A África deve perder a meta global urgente de vacinar os 10% mais vulneráveis ​​da população de cada país contra covid-19 até o final de setembro.

Quarenta e duas das 54 nações da África – quase 80% – devem perder a meta se o ritmo atual de distribuição de vacinas e vacinações se mantiverem, mostram novos dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Nove países africanos, incluindo África do Sul, Marrocos e Tunísia, já alcançaram a meta global definida em maio pela Assembleia Mundial da Saúde, o órgão mais importante de definição de políticas de saúde do mundo.

No ritmo atual, mais três países africanos deverão cumprir a meta. Mais dois poderiam enfrentá-lo se acelerassem as vacinações.

“Com menos de um mês pela frente, essa meta iminente deve concentrar as mentes na África e globalmente. O acúmulo de vacinas reteve a África e precisamos urgentemente de mais vacinas, mas conforme chegam mais doses, os países africanos devem zerar e levar adiante planos precisos para vacinar rapidamente os milhões de pessoas que ainda enfrentam uma grave ameaça de covid-19 ”, afirma o diretor regional da OMS para a África, Matshidiso Moeti

Quase 21 milhões de vacinas contra a covid-19 chegaram à África por meio do Covax Facility (consórcio da OMS) em agosto, uma quantidade igual aos quatro meses anteriores combinados.

Com mais vacinas esperadas da Covax e da União Africana até o final de setembro, pudemos ver doses suficientes entregues para cumprir a meta de 10%.

Enquanto muitos países africanos aceleraram a vacinação com o aumento das remessas de vacinas em agosto, 26 países usaram menos da metade de suas vacinas.

Mais de 143 milhões de doses foram recebidas na África no total e 39 milhões de pessoas – cerca de apenas 3% da população da África – estão totalmente vacinadas.

DESIGUALDADE

Em comparação, 52% das pessoas estão totalmente vacinadas nos Estados Unidos da América e 57% na União Europeia.

“A desigualdade é profundamente preocupante. Apenas 2% dos mais de 5 bilhões de doses administradas globalmente foram administrados na África. No entanto, os aumentos recentes nas remessas e compromissos de vacinas mostram que uma distribuição global mais justa e justa de vacinas parece possível ”, declara Moeti.

A OMS está fornecendo assessoria política personalizada e orientação técnica e apoio aos países africanos para ajudar a melhorar suas capacidades de logística, planejamento e monitoramento. A OMS também está trabalhando para compartilhar lições e experiências valiosas entre os países.

Os casos de covid-19 estão diminuindo ligeiramente na África, mas permanecem teimosamente altos.

Um número crescente de novos casos na África Central, Oriental e Ocidental elevou o número de casos para quase 215 mil na semana que terminou em 29 de agosto.

Vinte e cinco países – mais de 45% dos países africanos – estão relatando um número alto ou crescente de casos. Mais de 5,5 mil mortes foram relatadas na semana que terminou em 29 de agosto.

“Embora a terceira onda da África tenha atingido o pico em julho, o declínio de novos casos está em um ritmo glacial – muito mais lento do que nas ondas anteriores. A pandemia ainda assola a África e não devemos baixar a guarda. A cada hora 26 africanos morrem de covid-19″, alerta o dirigente da OMS.


Imagem em destaque: mapa com estágio da pandemia no mundo, em 14 de setembro de 2021.




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo Pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 6 =