Cursinho comunitário amplia acesso à universidade no Vale do Rio Doce

Campus da UFJF em Governador Valadares foi aberto em 2012 e, seis anos depois, projeto de extensão criou preparatório para o Enem


Da UFJF | De Governador Valadares (MG)

Contribuir para que jovens em situação de vulnerabilidade social oriundos das escolas públicas de Governador Valadares consigam ingressar na universidade pública através de um preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

É esse o objetivo do  Cursinho Comunitário Camponês e Popular oferecido pelo campus, no município do Vale do Rio Doce, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV).

Uma nova turma inicia aulas na próxima segunda-feira, 16 de agosto.

Resultado do projeto de extensão idealizado pelo assistente social Vinícius Mendes, o cursinho preparatório é gratuito e voltado especificamente aos jovens que concluíram ou estejam concluindo o ensino médio em escola pública e de famílias em situação de vulnerabilidade social.

EDUCAÇÃO POPULAR

O projeto conta com a metodologia participativa de educação popular, em que são oferecidas diversas atividades pedagógicas em busca de preparar os estudantes para realizar as provas do Enem e proporcionar-lhes uma formação cidadã que amplie os horizontes e possibilidades de inserção profissional e participação social.

Os educadores do cursinho são os próprios estudantes universitários da UFJF-GV.

“Por terem passado recentemente pela experiência de preparação e realização da prova do Enem e atualmente estarem cursando o Ensino Superior, nossos estudantes poderão contribuir significativamente com os educandos do cursinho”, destaca Vinícius.

As provas do Enem estão previstas para os dias 21 e 28 de novembro.

SOBRE O PROJETO

Em 2012, período de expansão do ensino superior público federal, o Campus Avançado da UFJF é instalado em Governador Valadares com a promessa de ampliar a oferta do ensino superior à população da região do Vale do Rio Doce. No entanto, ainda era um desafio para a juventude do município e região acessar a UFJF-GV.

A partir desse cenário, surgiu a idéia de criar um cursinho popular.

A primeira turma foi aberta em 2018.

O cursinho torna-se importante ainda para contribuir na redução das taxas de desocupação de vagas no campus da UFJF-GV e possibilitar uma aproximação dos estudantes bolsistas participantes do projeto com a comunidade externa ao campus, por meio da prática ensino-docência.

Mais informações podem ser obtidas no instagram do Cursinho Comunitário Camponês e Popular: @cccp.ufjfgv.


Imagem em destaque: atividade de encerramento da turma de 2018 (mais fotos aqui: https://drive.google.com/drive/folders/11cMtanjVVqG6a8yfVwiklxsAns-CKToY). Divulgação UFJF




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 1 =