Festival exibe mais de 70 filmes feitos por mulheres

Santos Film Fest realiza edição especial, de 16 a 23 de março. Adelia Sampaio será a homenageada. Além das sessões, há atividades de formação


Do Santos Film Fest | De Santos (SP)

O Santos Film Fest (Festival Internacional de Cinema de Santos) realiza, de 16 a 23 de março, uma edição especial online e gratuita, dedicada à exibição de obras dirigidas ou produzidas por mulheres.

A Mostra Nacional conta com 12 longas-metragens e 12 curtas-metragens; a Mostra Estrangeira reúne quatro longas e sete curtas de países como Argentina, Uruguai, Peru, Portugal e Cuba; a Mostra Humanidades conta com 15 longas e 13 curtas; e a Mostra Regional Baixada Santista apresenta oito obras.

A edição especial vai homenagear a cineasta Adelia Sampaio, que será lembrada em duas sessões duplas com o curta-metragem “Denúncia Vazia” (1979) e o longa “Amor Maldito (1984)”, primeiro filme lésbico do país.

O documentário “Meu Nome é Jacque”, de Angela Zoé, será exibido em sessão hors concours, e o drama “Asilo – A Última Curva da Vida”, de João Normando e Mari Cardoso, ficará disponível em sessão especial.

Vale ressaltar que os longas-metragens das mostras nacional e estrangeira terão duas exibições cada em horários específicos. Todos os demais filmes ficarão liberados, em tempo integral, da 0h01 de 17 de março até as 15h de 23 de março.

A homenagem à Adelia contará com a presença dela própria, na abertura, dia 16 de março, 19h30, pelas redes sociais do festival.

O bate-papo de abertura terá mediação de Paula Azenha (diretora do Santos Filme Fest) e a cineasta Vitória Felipe.

Também na abertura lançado um ebook, pela Coleção Santos Film Fest, intitulado “Adelia Sampaio: O Segredo da Rosa”, com 126 páginas, no qual a cineasta relembra sua trajetória de vida, carreira e conta curiosidades.

Dentro dessa coleção ainda será relançado o livro “Rubens Ewald Filho: Vida de Cinema!”, com uma entrevista biográfica do crítico de cinema santista, lançada originalmente no festival, em 2018, quando ele foi homenageado, e esgotada.

“A seleção de filmes resultou num panorama muito interessante da produção audiovisual realizada por mulheres no país, de jovens cineastas até as mais experientes e premiadas”, explica o diretor do festival André Azenha.

“Focamos em filmes dirigidos ou produzidos por mulheres por entendermos ser importante ressaltarmos mulheres em funções de comando no audiovisual brasileiro, e que ainda são minoria, mas a prova de que realizam obras importantes está aí”, destaca a diretora do evento, Paula Azenha.

ATIVIDADES DE FORMAÇÃO

“Com relação à programação formativa, conseguimos oferecer uma gama de atividades promovidas por mulheres que ajudaram a construir o cinema brasileiro desde os anos 60, como a própria Adelia, passando pela produtora Paula Barreto, a atriz Tuna Dwek, até as mais jovens, como Camila Kater, que por pouco não entra no Oscar deste ano com seu curta Carne”, explica André.

“Outro objetivo que buscamos foi entender o papel da mulher no audiovisual em diferentes funções e gêneros cinematográficos: dentro da programação temos palestras sobre documentário, atuação, a mulher no cinema de terror, a distribuição de filmes, entre outros temas e abordagens”, acrescenta Paula.

  • Clique aqui para conferir a programação de atividades de formação, e fazer inscrição para participar

O Santos Film Fest edição especial online [mulheres] é realizado através do ProAC, Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, com recursos da Lei Aldir Blanc, Ministério do Turismo, Governo Federal, com apoios do Sesc Santos, UniSantos, Kiwiii e Associação dos Artistas e TV Tribuna (afiliada Globo na Baixada Santista e Vale do Ribeira). A produção é do CineZen Cultural. O evento é dirigido pelos produtores André Azenha e Paula Azenha.

Em 2021 ainda ocorrerá a sexta edição do Santos Film Fest, de 22 a 29 de junho. Nela será relançada o livro “Grandes Interpretações do Cinema Brasileiro”, de Waldemar Lopes, e será lançada a autobiografia da atriz Ondina Clais, dentro da Coleção Santos Film Fest, com versão ebook e tiragem limitada de exemplares impressos.


Imagem em destaque: arte de divulgação do Santos Film Fest


GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 1 =