Projeto traz atividades lúdicas para nutrição de crianças

Materiais em vídeos e textos servem tanto para a garotada como para mães, pais e responsáveis; e para professores, como estratégia para aulas


Por Milena Dantas, da Ascom/UFPB | De João Pessoa (PB)

O projeto de extensão “Estratégias lúdicas – educação nutricional para crianças na primeira infância”, desenvolvido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tem utilizado atividades recreativas para falar sobre alimentação saudável.

Elas têm sido realizadas de maneira remota, por causa da pandemia de covid-19. Assim, mães, pais, responsáveis e educadores de todo o país podem acompanhar o projeto.

A iniciativa é do Departamento de Gastronomia da federal paraibana e conta com a parceria do Departamento de Hotelaria e Turismo, por meio de abordagem interdisciplinar que une recreação e lazer com o conhecimento sobre os alimentos.

Este é o quarto ano da atividade de extensão, que começou em escolas municipais.

Só no ano passado, foram cerca de 300 crianças beneficiadas.

A partir deste ano, a iniciativa passou a abranger escolas privadas da capital, com um total de aproximadamente dez instituições atendidas atualmente.

Segundo coordenadora do projeto, professora Patrícia Pinheiro, do Departamento de Gastronomia da UFPB, além do foco no diálogo com as crianças, uma outra vertente do projeto, complementar à primeira, é a capacitação de professores, considerados peças-chave na construção dos hábitos alimentares das crianças.

“Apresentamos para a criança e para a família o aspecto nutricional. Para cada alimento abordado, nós ensinamos uma receita. São receitas simples, saborosas e que possam ser atrativas para as crianças experimentem aquele alimento”, destaca a coordenadora.

Já a capacitação dos professores, durante a pandemia, tem ocorrido desde o mês de julho, por meio de lives no Instagram, de vídeos publicados em um canal no Youtube e de artigos postados em um blog.

O formato virtual, acrescenta a coordenadora, acabou fortalecendo o projeto, pois ampliou o alcance das suas ações, que chegam a mais pessoas além do público-alvo das escolas parceiras.


Imagem: arte de divulgação do projeto.


GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 1 =