Aberta a todo mundo, programação na USP aborda democracia e papel da escola

Nesta edição, tradicional evento será transmitido pelo youtube; mesas, minicursos e oficinas serão gravados e estarão disponíveis gratuitamente. Confira programação


Do Jornal da USP | De São Paulo (SP)

A quarta edição da Semana da Educação (#SE2020), promovida pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), será 100% online, neste ano.

São cinco dias de programação, incluindo mesas de debate, minicursos e oficinas, todos transmitidos ao vivo pelo youtube.

Com o título “Pontes Abertas: escola e democracia – a urgência de um debate”, a #SE2020 ocorre entre os dias 5 e 9 de outubro, em diferentes faixas horárias, distribuídas em manhã, tarde e noite.

Os interessados não precisam se inscrever para participar, e poderão receber certificados ao final do evento.

A educação em tempos de isolamento social trouxe à comunidade pedagógica diversificados desafios: estudantes, professoras/es, administração escolar e comunidade foram lançadas/os repentina e abruptamente para a dependência das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Acessíveis ou não, cabe questionar se tiveram condições de se estabelecerem e/ou estão sendo criticamente utilizadas em consonância com os novos tempos e espaços educativos”, afirma o comunicado dos organizadores sobre o tema deste ano.

A programação discutirá assuntos como racismo estrutural, educação indígena e ancestralidade, acessibilidade da informação, educação de imigrantes, educação hospitalar, educação de jovens e adultos, crianças com deficiência, relações de gênero, literatura afro-brasileira, pessoas privadas de liberdade, medidas socioeducativas, educação de trabalhadores, pedagogia hip-hop entre outros.

Clique na imagem para ampliar e conferir a programação completa da Semana da Educação da USP

A Semana da Educação é um dos eventos educacionais de maior importância do país, organizado por estudantes de graduação e pós-graduação, além de algumas das licenciaturas da universidade.

Para manter a autonomia financeira do evento, a organização montou uma campanha de arrecadação de fundos. Com o montante do ano anterior, os organizadores conseguiram viabilizar a divulgação do evento com tradução para LIBRAS e acessibilidade. Conheça a campanha aqui: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/apoie-a-semana-da-educacao-feusp.


Imagem em destaque: arte de divulgação.


GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 4 =