Mobilização universitária contra o racismo

Campanha da UEL, com programação de setembro a novembro deste ano e ações também em 2021, integra produção de conhecimento afrodescendente e indígena


Da Agência UEL / O Perobal | De Londrina (PR)

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) dá início, nesta terça-feira, dia 15 de setembro, às 15 horas, ao conjunto de ações da campanha “UEL na luta contra o racismo!”.

Construídas em parceria entre a Comissão Universidade para os Índios (Cuia) e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab), as ações foram aprovadas pela Cátedra Unesco Educação Superior e Povos Indígenas e Afrodescentes da América Latina.

A elaboração da campanha envolveu professores e estudantes de vários centros de estudo, e as atividades vão até novembro.

Toda a programação poderá ser acompanhada pelas redes sociais do Neab (facebook.com/neabuel) e no perfil UEL pela Igualdade (ver aqui: http://www.uel.br/neab/)

Também podem ser acompanhadas no seguinte endereço da Cuia (acesse aqui).

No dia 23 de setembro, será realizada uma roda de conversa on line com a participação de professores e estudantes negros cotistas, negros estrangeiros e indígenas, que falarão contra o racismo na UEL.

Também serão apresentados dois microvídeos produzidos pela Cátedra Unesco: um de Anny Ocoró Loango, do Conicet/Universidad Trés de Febrero (Argentina); e de Marcia Mandepora Chundary, reitora da Unibol/Guarani (Bolívia).

As produções abordam a presença afrodescendente e indígena nas universidades como fator fundamental na erradicação do racismo.

Ainda entre setembro a novembro, outros dez vídeos produzidos pela Cátedra serão veiculados no Projeto Tecendo Redes (que atua junto a outros coletivos e universidades brasileiras), na TV UEL, além de uma versão em áudio na Universidade FM. Todos com programação disponível on line.

Os microvídeos foram selecionados de forma a representar os segmentos afrodescendentes e indígenas de diferentes países.

SITE DA CAMPANHA

No início de novembro, será lançado o site da campanha, onde serão postados os  microvídeos produzidos pela comunidade da UEL em conjunto com aqueles produzidos pela Cátedra Unesco.

As publicações serão mensais, estendendo-se ao longo do calendário letivo de 2020/2021, em etapa posterior, como continuidade das ações.

A programação se encerrará no dia 20 de novembro, com um seminário on line para lançamento da campanha permanente “UEL na luta contra o racismo”, quando serão definidos encaminhamentos para ações permanentes de combate ao racismo na Universidade.

O evento será no Dia da Consciência Negra no Brasil, que lembra o dia da morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, em 1695.

Para a professora Maria Nilza, do departamento de Ciências Sociais, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), coordenadora do Neab, este é um momento histórico na luta contra o racismo no Ensino Superior no âmbito da Cátedra Unesco com a participação de várias Instituições de Ensino Superior no Brasil, América Latina e Caribe.

Além destes aspectos, soma-se a parceria da Cuia e do Neab em ações antirracistas, numa luta comum para os dois órgãos da UEL com foco na população indígena e negra.

A professora Mônica Kaseker, do departamento de Comunicação, Centro de Comunicação, Educação e Artes (CECA), da coordenação da Cuia, acrescenta que este é apenas um pontapé inicial no combate ao racismo na Universidade, pois o desafio é de longo prazo e vai depender do envolvimento de todos os centros e departamentos, professores, colaboradores e estudantes, na revisão profunda dos modos de ver, pensar e agir em relação à questão racial.

PARA O ANO QUE VEM

A roda de conversa de 23 de setembro terá a participação de 12 estudantes, seis indígenas e seis negros. No próximo bimestre, esses estudantes estarão à frente de uma série de ações para sensibilizar a comunidade acadêmica.

Serão produzidos microvídeos de relatos de suas vivências e estratégias de superação do racismo na UEL. Além disso, participarão da criação e elaboração colaborativa de uma logomarca para o site da campanha permanente “UEL na luta contra o racismo”.


Imagem em destaque: entrada da UEL. Foto de divulgação


GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 3 =