Um aplicativo para fugir da muvuca em tempos de pandemia

Bússola Covid-19, desenvolvido pela Ufal, inclui dados de cidades em quatro estados brasileiros, e auxilia prevenção para quem precisa sair de casa


Por Manuella Soares, jornalista da Ufal | De Maceió (AL)

As medidas de flexibilização do comércio já entraram em vigor em vários lugares do Brasil e um aplicativo desenvolvido sob a coordenação de um professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) ajuda a ter mais segurança para quem precisa sair de casa.

O Bússola Covid-19 é um app que funciona em dispositivos móveis e os próprios usuários colaboram com a geração de informações sobre como os estabelecimentos e locais estão atuado em relação às orientações de proteção contra o coronavírus.

“A ideia é que através do uso deste aplicativo o cidadão possa compartilhar e ter acesso à informação de forma fácil e que lhe dê a sensação de segurança para o destino pretendido. Com isso buscamos aumentar o grau de informação da população quanto às recomendações de ações de isolamento social e segurança de acesso aos estabelecimentos, além de colaborar no processo de tomada de decisão de políticas públicas através de business intelligence”, destaca o professor Dalgoberto Miquilino, do curso de Sistemas de Informação, em Penedo.

Ele e o professor Ivo Calado (Instituto Federal de Educação de Alagoas, Ifal) idealizaram o projeto para criação do Bússola Covid-19, financiado pelo Ministério da Educação por meio do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais da Ufal (Nees), com apoio da Gestão Central da Ufal.

O desenvolvimento da aplicação do app conta ainda com outros seis participantes, entre professores da Ufal e do Ifal, além de estudantes de Maceió e Penedo.

Dalgoberto explica que o sistema utiliza gameficação [utilização de recursos de jogos], clusterização [agrupamento de dados] e cadastro de reações, onde o usuário pode registrar, por exemplo, se o estabelecimento comercial tem horário especial de atendimento para grupos de risco; qual o nível de aglomeração do local naquele momento e informações sobre uso de máscaras.

É possível saber, ainda, qual unidade de saúde tem leitos disponíveis para tratamento de covid-19.

O mapa de risco monitora os casos notificados próximos aos usuários e mostra melhores trajetos para se deslocar com menos exposição ao vírus.

“O desafio foi em tão pouco tempo pensar numa necessidade eminente da população e apresentar uma solução, devendo este ser o compromisso da ciência e da pesquisa com a sociedade. Após 12 dias de lançado o app Bussola Covid-19 já possui interações em cidades de quatro estados brasileiros”, ressalta Miquilino sobre o envolvimento da Ufal no enfrentamento à pandemia.

Clique aqui para fazer o download do aplicativo que já está disponível para sistema Android e, breve, também na Apple Store.


Imagem em destaque: arte de divulgação do aplicativo


GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 5 =