Aumento do aluguel deve ser quase o triplo da inflação

O IGPM – indicador utilizado para o reajuste de valores de locação – acumula 6,22% em 12 meses, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas.


Por Vitor Abdala, repórter da Agência Brasil | Rio de Janeiro (RJ)

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), usado no reajuste dos contratos de aluguel, registrou inflação de 0,01% na segunda prévia de maio deste ano. A taxa é inferior à observada na segunda prévia de abril, que havia registrado inflação de 1%.

Com o resultado da prévia, divulgada nesta terça-feira (20/05/2020) pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o indicador passou a acumular taxa de 6,22% em 12 meses.

[Esse percentual é praticamente triplo do indicador geral de inflação do pais, o IPCA – Índice de Preços ao Consumidor, medido pelo IBGE. Em 12 meses, o IPCA tem alta acumulada de 2,4%.

Por isso, diante da crise decorrente da pandemia, em especial a quem mora de aluguel ou tem o empreendimento em imóvel locado, a recomendação é para ter cuidado redobrado com as finanças].

Ainda segundo a Fundação Getúlio Vargas, três subíndices que compõem o IGP-M registraram quedas nas taxas de abril para maio.

A inflação do Índice de Preços ao Produtor Amplo, que mede o atacado, recuou de 1,36% na prévia de abril para 0,18% na prévia de maio. Já a inflação do Índice Nacional de Custo da Construção recuou menos, de 0,22% para 0,21%.

O Índice de Preços ao Consumidor, que mede o varejo, passou de uma inflação de 0,28% na prévia de abril para uma deflação (queda de preços) de 0,59% na prévia de maio.


Imagem em destaque: imóvel para ser locado no Rio de Janeiro. Foto de Tânia Rêgo/Agência Brasil.

Macuco Revista – Rio-Santos Escolas de Samba. Nossa cobertura do Carnaval 2020. Leia um trecho clicando aqui.


GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 1 =