Dicionário de Favelas auxilia no combate ao coronavírus nas periferias

Ferramenta online da Fiocruz conta agora com novas seções, boa parte delas criadas pelas próprias populações locais, a partir de suas experiências.


Por André Bezerra, da Fiocruz | Do Rio de Janeiro (RJ)

Como as favelas estão enfrentando a epidemia do novo coronavírus (Covid-19)? Quais os desafios desses territórios no combate ao novo coronavírus? O que fazer para apoiá-los nessa luta?

O Dicionário de Favelas Marielle Franco – o Wikifavelas – inaugurou novas seções, para agregar notícias, relatos, campanhas, artigos e iniciativas de apoio aos grupos mais vulneráveis — muitas delas criadas pelas próprias populações locais.

Além disso, diversos materiais gráficos, filipetas, artes, ilustrações e eflyers informativos estão disponíveis para serem baixados e compartilhados livremente.

O material é todo produzido por entidades e coletivos que comunicam e pensam as favelas.

“As comunicações e a mídia tradicional vinham trazendo orientações voltadas apenas para a classe média. Por exemplo, o álcool em gel para higienização das mãos não é acessível para grande parte da população”, avalia a pesquisadora Sonia Fleury, coordenadora do Dicionário.

Por isso, o Dicionário se apresenta como contraponto, fortalecendo as diversas iniciativas de comunicação popular ou comunitária realizadas nas favelas.

“Muitos desses territórios têm seus veículos e meios de comunicação, há inúmeros recursos. A favela não é só carência, é potência”, afirma Fleury.

E apesar das restrições impostas pelas medidas de isolamento social, fundamentais para frear a rápida propagação do vírus, o grupo lança mão de todas as ferramentas digitais disponíveis.

“Temos uma rede sólida de parceiros nos territórios, grupos, listas de e-mails e contatos que foram acionados quando decidimos centrar esforços na organização de informações sobre o coronavírus nas favelas. Tem sido muito interessante acompanhar a experiência de mobilização de tantos atores para lidar com esse momento tão difícil”, comenta Caíque Azael, integrante da equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco.

O Dicionário de Favelas Marielle Franco é uma plataforma virtual de acesso público para a coleção e produção de conhecimentos sobre favelas e aberta a diversas colaborações, com o apoio do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz).

Atualmente já possui mais de 500 verbetes e autores.

Para acessar, clique aqui.


Imagem em destaque: material de divulgação do Dicionário de Favelas. Foto: Raquel Portugal/Fiocruz


GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 5 =