Tem escola de samba na avenida

Começam os desfiles em Vitória, nesta quinta, 13, e em Santos e Belém, na sexta, 14. Apresentações seguem até domingo. Confira principais informações.


Por Wagner de Alcântara Aragão (@waasantista) | De Curitiba (PR)

Para permitir intercâmbio de artistas com Rio de de Janeiro e São Paulo, algumas cidades promovem seus desfiles das escolas de samba em momentos diferentes da data oficial do Carnaval.

Vitória, Santos e Belém dão a largada.

Na capital capixaba, as apresentações começam já noite desta quinta-feira, dia 13, na Passarela Sambão do Povo.

  • Em Vitória, são 19 escolas, da capital e região metropolitana
    No grupo especial, sete escolas. Desfile sábado, 15/02
    No grupo A, sete escolas. Desfile sexta, dia 14/02
    No grupo B, cinco escolas. desfile quinta, dia 13/02

Nos últimos anos, a Independente de Boa Vista e a Mocidade Unida da Glória – conhecida como MUG – vêm alternando conquistas. E se apresentam como favoritas para o Carnaval de 2020.

Mas as tradicionais Unidos do Jucutuquara e a Unidos de Piedade (esta, aliás, a maior vencedora do Carnaval da capital capixaba, com 13 títulos – embora o último tenha sido em 1986) não podem ser de forma alguma descartadas da briga.

A conferir. (Mais sobre os desfiles das escolas de samba de Vitória clicando aqui).

Os desfiles das escolas de samba de Santos envolvem 17 escolas – 15 competindo, divididas em três grupos, e duas como convidadas.

  • No Carnaval de Santos, as oito escolas do grupo especial, mais uma convidada, desfilam sábado, 15/02
    Três escolas do grupo de acesso desfilam na sexta, dia 14/02
    Também na sexta, dia 14/02, desfilam quatro do grupo 1, mais uma convidada
    A abertura dos desfiles, no dia 14/02, terá apresentação de Xande de Pilares

O grupo de acesso deve chamar atenção porque, das três integrantes, duas são agremiações tradicionais: a Brasil, segunda maior campeã da história do Carnaval santista (11 títulos, o último em 2007; a fase áurea se deu nos anos 50 e 60); e a Padre Paulo, com sete títulos – o primeiro em 1980 e o mais recente em 2010).

No grupo especial tudo indica que a disputa entre o trio que vem dominando os desfiles nos últimos anos será acirrada.

União Imperial (atual bicampeã), X-9 (mais antiga e maior detentora de títulos, 26) e Unidos dos Morros – que na fase da retomada dos desfiles (pós 2006) se estabeleceu entre as grandes (dois títulos, 2014 e 2016; três vice-campeonatos, 2011, 2012 e 2015; quatro vezes terceira colocada, 2008, 2017, 2018 e 2019) – são apontadas como favoritas.

Correndo por fora, sempre forte, a Mocidade Amazonense (dois títulos na história, 1992 e 2009).

A Rede Macuco vai cobrir in loco os desfiles das escolas de samba de Santos e vai trazer informações em tempo real da Passarela do Samba Dráusio da Cruz, em nossas redes sociais:

E depois com matéria especial no blog, com um balanço da festa.

Em Belém, onde os desfiles de escolas de samba ocorrem desde 1952, serão três noites  de desfiles (sexta, dia 14; sábado, dia 15, quando se apresenta o grupo principal; e domingo, dia 16), na Aldeia Cultural Amazônica David Miguel, no bairro da Pedreira. Na quarta e quinta, haverá os ensaios técnicos no local.

Os desfiles vão homenagear o poeta, jornalista e professor paraense Ruy Barata (1920-1990), ano de seu centenário.

São 29 agremiações. A Rancho Não Posso me Amofiná e a Bole-Bole, que há dez anos vêm se alternando na conquista de títulos, são as favoritas.

Na semana que vem, traremos informações sobre os principais desfiles de escolas de samba do país que ocorrem nos dias oficiais de Carnaval: São Paulo, Rio de Janeiro, Macapá, São Luís, Florianópolis, Curitiba e Manaus.

Guaratinguetá, Porto Alegre e Uruguaiana costumam realizar seus desfiles uma ou mais semanas depois, encerrando a temporada das escolas de samba.


Imagem em destaque: Detalhe da bateria da Rancho Não Posso Me Amofiná, de Belém. Foto de Hugo Tomkiwitz/Agência Belém


GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 6 =