Mais uma cidade mostra que tarifa zero no ônibus é possível

Vargem Grande Paulista será o 16º município no Brasil a adotar uma nova forma de custear o transporte público, que não onere justo quem mais precisa do serviço.


Da Prefeitura de Vargem Grande Paulista | De Vargem Grande Paulista (SP)

A população de Vargem Grande Paulista não terá mais que pagar a passagem de R$3,70 para andar de ônibus no município.

A Prefeitura lançou oficialmente nesta semana (na quarta, dia 23), o programa “Tarifa Zero”, que começa a funcionar no próximo dia 5 de novembro.

Com isso, a cidade será a primeira da Região Metropolitana de São Paulo a utilizar transporte público gratuito.

[De acordo com levantamento da organização “Free Public Transport”, no Brasil outros 15 municípios já contam com sistema de tarifa zero; ao final da matéria, a relação deles]

O programa foi apresentado pelo prefeito Josué Ramos, que explicou com detalhes como vai funcionar, custos e benefícios para empresários, comerciantes, imprensa, autoridades municipal e regional, além de representantes da sociedade civil.

“Esta é uma grande conquista para a população de Vargem Grande Paulista e nossa cidade será exemplo para outras. Fizemos um estudo detalhado para escolher o melhor modelo e optamos em terceirizar a frota com a locação de ônibus e motoristas, sendo a gestão da Prefeitura”.

COMO VAI FUNCIONAR

O Tarifa Zero será uma parceria entre a Prefeitura e iniciativa privada, que vai contribuir com uma taxa mensal referente ao que já é gasto com vale transporte. “Vamos contar com o apoio dos empresários que irão ajudar a subsidiar o transporte municipal, porém com um valor inferior ao que já gastam”, explicou o prefeito.

Esta taxa será paga ao Fundo Municipal de Transporte e Trânsito Urbano (FMTU), criado por duas leis municipais (1068/2019 e 1092/19). O Fundo terá as seguintes fontes de receita: dotações orçamentárias; multas de trânsito; taxa de transporte público de passageiros (empresas privadas); taxa de publicidade; publicidade em pontos de ônibus; entre outras.

ECONOMIA LOCAL

Segundo o prefeito, atualmente 1/3 da população de Vargem Grande Paulista mora nos bairros Tijuco Preto, Parque do Agreste, Marco Polo e região, resolvendo assuntos bancários ou comprando no comércio de cidades vizinhas.

Agora, com o Tarifa Zero, esses munícipes passarão a utilizar os serviços e comércio da própria cidade gerando mais renda, emprego e fomento da economia.

Para ter acesso à tarifa zero, empresas e usuários terão 60 dias para se cadastrar no sistema e fazer um cartão, que deverá ser apresentado no momento de embarque do passageiro.

O programa é autossustentável, sendo que os primeiros 60 dias serão subsidiados integralmente pela Prefeitura e, posteriormente, pelas receitas do FMTU. Porém, as empresas começarão a pagar a taxa a partir de janeiro de 2020.

Para atender com mais dignidade e acessibilidade aos mais de 24 mil passageiros que utilizam o transporte público municipal, a Prefeitura também está ampliando a frota de 7 para 13 ônibus, e o número de linhas de sete para quatro.

Além disso, um Terminal Urbano de Ônibus está sendo construído na região central da cidade, por onde irão passar as linhas a fim de integrar todos os bairros.

CIDADES BRASILEIRAS COM TARIFA ZERO (fonte: Free Tarif Transport)

Agudos, SP
Anicuns, GO
Eusébio, CE
Holambra, SP
Itatiaiuçu, MG
Ivaiporã, PR
Maricá, RJ
Monte Carmelo, MG
Muzambinho, MG
Paulínia, SP
Pitanga, PR
Porto Real, RJ
Potirendaba, SP
Silva Jardim, RJ
Volta Redonda, RJ

[Araucária (PR) já anunciou que em 2020 deverá implantar a tarifa zero também. Hoje, a passagem por lá é uma das mais baixas do país: R$ 2,90, porque o sistema é subsidiado, para que quem mais precise, e menos tem condições de pagar, possa ter acesso ao transporte – um direito social, conforme estabelece a Constituição.]


Imagem em destaque: ônibus novo comprado para ampliar a frota. Divulgação Prefeitura de Vargem Grande Paulista


GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 9 =