Feira do Conhecimento do Ceará, uma imersão em inovações

Evento em Fortaleza tem entrada gratuita e é aberto ao público em geral. Nomes como o cordelista Bráulio Messa e a cientista Lia Medeiros estão entre os palestrantes.


Da Universidade Estadual do Ceará (UECE) | De Fortaleza (CE)

Mostrar o que o Ceará faz em ciência, tecnologia e inovação é um dos principais objetivos da Feira do Conhecimento 2019 (FdC3), que chega a sua terceira edição apresentando o que de melhor o Estado produz nesse setor.

A Feira vai reunir, em Fortaleza, academia, empresas, governo e comunidade com atrações que vão desde hackathon, torneio de robótica, corrida de drones, festival de jogos, arena games, planetário, Salão do Inventor, Ceará Faz Ciência, a palestras, oficinas, maratonas e rodadas de negócios.

O evento ocorre de 16 a 19 de outubro, mas já recebe inscrições e é aberto ao público em geral.

São 170 expositores, distribuídos em um espaço de 16 mil metros quadrados, apresentando o Ceará como indutor e catalisador da transferência de ciência e tecnologia.

Entre os convidados, Silvio Meira, Bráulio Bessa, Camila Farani e Lia Medeiros, que são referência na atualidade nos campos do empreendedorismo, tecnologia, inovação e ciência.

Eles farão as Palestras Master, que ocorrerão todos os dias, às 19 horas, no Palco do Conhecimento, o principal espaço da FdC3.

As palestras abordam vários assuntos, como a criação e modulação de projetos, modos de empreender e conceitos de astrofísica, temas que envolvem tanto o público estudantil quanto os grandes empresários.

SOLUÇÕES PARA A SAÚDE

Neste ano, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) estará mais uma vez presente na programação da Feira do Conhecimento, com a Feira de Soluções para Saúde. Com o tema Saúde Digital para Territórios Saudáveis e Sustentáveis, a Feira de Soluções apresenta atividades abordando diversos assuntos que impactam a saúde da população, além do Hackathon, maratona de dados em que profissionais da saúde, desenvolvedores e profissionais de análise de dados buscam discutir novas ideias e desenvolver projetos a partir de uma grande base de dados disponível.

PALCO DO CONHECIMENTO

O Palco do Conhecimento é uma das novidades da FdC3 e será instalado no centro do pavilhão de exposições onde acontecerão as principais palestras, painéis, shows e solenidades de premiação. Com formato 360º equipado com painéis de LED, o palco terá caráter multiuso e utilizará tecnologia silent, dando versatilidade para o ambiente e possibilitando realizar até três eventos simultâneos com capacidade para até 300 pessoas.

Confira as Palestras Master que acontecerão no Palco do Conhecimento:

  • Bráulio Bessa – 16/10 – O famoso poeta cearense apresenta sua palestra “A Arte de Empreender”, onde conta a sua trajetória de vida e como a tecnologia foi fundamental para impulsionar a sua carreira. Hoje os seus vídeos já ultrapassaram a marca de 100 milhões de visualizações.
  • Silvio Meira – 17/10 – O cientista, professor e empreendedor brasileiro, eleito pela Revista Época como uma das cem pessoas mais influentes do país, em 2009, é destaque quando o assunto é inovação e empreendedorismo. Com reconhecidos trabalhos em Recife, como o Porto Digital e o ARIES (Agência Recife para Inovação e Estratégia), Silvio traz para a FdC3 sua palestra “Gente Digital: os líderes do futuro”, na qual aborda o mundo digital e as novas formas de liderança.
  • Camila Farani – 18/10 – Um dos grandes nomes brasileiros nas áreas do empreendedorismo e do investimento anjo, Camila Farani cria negócios há mais de 17 anos e atua como investidora e mentora apoiando startups em desenvolvimento no Brasil e no mundo. Camila ainda é famosa por sua participação no programa Shark Tank Brasil, da Band, e apresentará durante a Feira do Conhecimento a palestra “Como Vencer Tubarões”, onde ensina formas de vencer grandes desafios sob a ótica do empreendedorismo, trazendo exemplos de negociadores do programa Shark Tank Brasil.
  • Lia Medeiros – 19/10 – A cientista brasileira e doutora em física pela Universidade da Califórnia, Lia Medeiros, fez parte da equipe de pesquisadores, astrofísicos e cientistas responsáveis pela primeira imagem de um buraco negro, um dos grandes feitos astronômicos dos últimos tempos e que causou furor na comunidade científica. Com a palestra “Uma Viagem para o Buraco Negro”, Lia traz a Feira do Conhecimento os detalhes desse projeto e diversos ensinamentos sobre astronomia.

RESUMO DO EVENTO
Feira do Conhecimento – Ciência, Tecnologia, Inovação e Negócios (FdC3).
A Feira do Conhecimento 2019 é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Instituto Centec, Fiocruz, Aprece e Cosems/Ce  e será realizada de 16 a 19 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará. É aberta ao púlbico em geral. A expectativa é reunir mais de 15 mil visitantes. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site www.feiradoconhecimento.com.br. Local: Centro de Eventos do Ceará: Avenida Washington Soares, 999, Edson Queiroz, Fortaleza


Imagem em destaque: Exposição Mangue, sobre a preservação dos manguezais, um dos estandes da Feira do Conhecimento do Ceará. Foto: Divulgação


GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 4 =