Corte em bolsas de pós-graduandos destrói pesquisas

Produção de conhecimento pelas universidades, que beneficia toda a sociedade, está ameaçada com não liberação de verbas

Por Cristiane Sampaio, do Brasil de Fato | Brasília (DF)

A suspensão da contratação de novas bolsas de estudos, anunciada na última quinta-feira, dia 15, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), afetará não apenas a produção científica futura, mas pode paralisar também pesquisas em andamento em todo o país.

O CNPQ precisa de R$ 330 milhões para cumprir seu cronograma de novas bolsas neste segundo semestre.

O corte aconteceu na elaboração do Orçamento da União no ano passado, ainda no governo Michel Temer (MDB), e foi mantido pelo governo Jair Bolsonaro (PSL), apesar dos pedidos do Conselho para que o Executivo liberasse crédito suplementar.

A quantia havia foi solicitada em março deste ano e teve aprovação do Congresso em junho, mas o Ministério da Economia, a quem cabe esse tipo de procedimento, manteve-se até aqui irredutível.

Em entrevista ao Brasil de Fato, a presidenta da Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG), Flávia Cale, lamentou a situação.

“Quando um pós-graduando completa a tese, a dissertação, a bolsa dele passa a outro pós-graduando, porque existe a cota. E aí, o que está acontecendo agora é que eles não vão renovar as de hoje. Isso, num laboratório, por exemplo, que tem pesquisas em curso e precisa garantir uma sequência dos trabalhos, os estudos correm o risco de serem paralisados por falta de mão de obra pra operar”, explica.

Flávia Cale também fala sobre a importância do investimento público para a produção científica.

“É difícil a situação do CNPq, da ciência como um todo, mas da pós-graduação em especial, porque ela depende muito dos investimentos feitos nas bolsas de estudo. Os pós-graduandos, que são um contingente muito importante, porque são pouco mais de 300 mil, são responsáveis pela produção científica da pós, que responde por 90% da produção nacional”, disse.

Os outros 10% do país resultam da produção feita por estatais, pela iniciativa privada etc.

“Hoje o que você tem é um processo de desvalorização das agências de fomento. O CNPq está aí com esse déficit, o governo não se movimenta pra resolver e ninguém faz nada, nada”, critica.

Hoje, o CNPQ possui apenas 12% de todo orçamento previsto para este ano.

Apesar de a instituição ter afirmado à imprensa que a suspensão anunciada não afeta as 80 mil bolsas em andamento, os números criam, entre os atores envolvidos na pós-graduação, um cenário de apreensão.

Esse tipo de bolsa é concedida a instituições, que podem ser públicas ou privadas, e a pesquisadores de forma direta por meio de cotas.

O CNPq fornece bolsas que vão desde graduação, chamada de “iniciação científica”, até mestrado, doutorado, e ainda financiamento para pesquisas no exterior e eventos de divulgação da produção nacional, entre outros.

“Ter um corte no CNPq é cortar boa parte do financiamento de pesquisa no Brasil. E por que é tão importante ter financiamento público pra pesquisas? Porque senão a gente não tem pesquisa voltada pro interesse público”, argumenta a professora Glícia Pontes, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Glícia Pontes destaca que o freio na liberação de novas bolsas traz ainda problemas de outra ordem.

“Nós, professores, já temos uma carga de trabalho que é, de forma muito hegemônica, voltada pra área do ensino. Nosso desgaste é muito voltado pra dar aulas, corrigir trabalhos etc. Mas o ensino não faz sentido se não for atrelado à pesquisa porque senão não há inovação. Ela é fundamental para alimentar a reflexão, o pensamento, a construção do conhecimento, que é o que faz com que o ensino seja sintonizado com as questões do nosso tempo”, afirma.

Outro exemplo de possíveis consequências do arrocho orçamentário nas bolsas diz respeito aos estudantes e à cadeia movida pelas pesquisas.

“O fato de estudantes estarem sem bolsa, no caso da graduação, por exemplo, faz com que eles não tenham incentivo pra permanecer na pesquisa. Ele acaba, muitas vezes, indo pro mercado de trabalho, pros estágios, muitas vezes nem sendo valorizado, e aí há um esvaziamento dos grupos de pesquisa. Então, a gente perde muito”, finaliza a professora.

GOVERNO NÃO SE PRONUNCIA

O Brasil de Fato procurou o Ministério da Economia para tratar da liberação da verba solicitada pelo CNPq.

A assessoria de imprensa da pasta informou que a “Secretaria de Orçamento Federal/ME não comenta contingenciamentos internos, já que distribui o limite orçamentário no nível do órgão setorial, a quem, por sua vez, cabe a distribuição interna”.

A reportagem também procurou o Ministério da Ciência e Tecnologia, mas não houve resposta até o fechamento desta matéria.

Imagem em destaque: entrada do CNPq. Por Herivelto Batista/ Ministério da Ciência e Tecnologia


GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 6 =