Filo, o Festival Internacional de Londrina, renasce

Depois da ausência em 2018, justamente quando completava 50 anos, o tradicional evento ressurge, com dificuldades, mas pronto para resistir

Por Wagner de Alcântara Aragão (@waasantista) | De Curitiba (PR)

O Festival Internacional de Londrina (Filo) terá, enfim, sua edição comemorativa de meio século.

Um dos mais tradicionais eventos de teatro do Brasil nasceu como festival universitário, em 1968, às vésperas do ato institucional número 5 da ditadura, o famigerado AI-5.

Em 2018, quando portanto completou 50 anos, em meio à crise política e econômica que assola o país a organização não conseguiu colocar o Filo em cena.

As dificuldades persistem, o Brasil experimenta em 2019 a maior ignorância e truculência já vistas desde àqueles tempos em que o festival foi criado, e é nesse cenário que o Festival Internacional de Londrina renasce.

A edição de 50 anos do Filo começa nesta quinta, dia 15, e vai até dia 1º de setembro.

As principais atrações ocorrem no Teatro Ouro Verde, no Centro, mantido pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), uma das realizadoras do Filo. Os ingressos são pagos.

Mas atividades acabam se desenrolando em outros pontos da cidade, com participação livre, gratuita.

Londrina, nas semanas do Filo, é tomada pelo teatro, pela cultura.

A expectativa é que a volta do Filo simbolize também a retomada de mobilizações por uma sociedade mais solidária, mais crítica à estupidez que tenta se impor, resistente à onda de retrocessos que está a conduzir a nação para as trevas.

Para acompanhar a programação e informações gerais sobre o Filo, acesse https://filo.art.br

Imagem em destaque: O Teatro Ouro Verde. Foto de @waasantista


GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 8 =