Localizado em Vitória da Conquista, terminal, obra herdada do governo Dilma Rousseff, entra em operação nesta quinta, dia 25
Da Secretaria de Comunicação da Bahia | De Vitória da Conquista
O sudoeste da Bahia vai alçar novos voos e atingir um grau de desenvolvimento visto somente em regiões próximas a Salvador, com a inauguração do Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, nesta terça-feira, dia 23. A operação começa na quinta, dia 25.
As obras do novo aeroporto foram executadas pelo Governo do Estado da Bahia, com recursos em parte do governo federal e em parte do governo estadual.
Os recursos federais foram liberados ainda na gestão da ex-presidente Dilma Roussef.
[Conforme informa a Agência Brasil, o aeroporto está localizado nas proximidades da BR-116, a 10 km do centro de Vitória da Conquista. O valor total da obra está estimado em R$ 105,8 milhões. Segundo o Governo da Bahia, os recursos estaduais superam os R$ 31 milhões]
O equipamento marca uma nova fase no transporte aéreo da região, no que se refere ao turismo de lazer, de negócios e à logística.
Com o dobro de capacidade em relação ao antigo aeroporto, ainda é possível ampliar a movimentação para 500 mil passageiros até 2020. Outra novidade é que o Glauber Rocha também vai receber grandes aeronaves e minimizar as interferências climáticas nos pousos e decolagens por ter equipamentos mais avançados de navegação aérea.
Um exemplo de grandes aviões que podem ser utilizados no novo aeroporto é o Boeing 773-700, com capacidade para 138 passageiros, que será operado pela Gol em voo diário para São Paulo (Guarulhos).
O novo equipamento se torna, por exemplo, a porta de entrada para quem quer chegar à Chapada Diamantina, à região de Caetité, ou vem de outros estados para o sudoeste baiano.
Outra expectativa do turismo de negócios é a implantação de um Centro de Convenções.
Superintendente do Shopping Conquista Sul, Cesar Zolin, aposta no novo aeroporto para a atração de novos equipamentos ligados ao turismo de negócios.
“É uma inauguração esperada, desejada e sobretudo, agora comemorada. Conquista é um polo regional e o novo aeroporto vai permitir um novo vetor de desenvolvimento, inclusive com a atração e a construção de novos equipamentos estruturantes importantes, como um Centro de Convenções”.
Para ele, o comércio será alavancado. “Nosso shopping completa 13 anos atraindo empresários nacionais e estrangeiros. E este aeroporto com esta infraestrutura vai facilitar essa atratividade”.
Proprietário de um hotel na região, José Rodrigues está ampliando seu empreendimento.
“O hotel completa agora 14 anos e está recebendo a primeira reforma com ampliação em virtude do desenvolvimento que Conquista vem sofrendo. Eu vejo a expectativa de muita melhora, nós somos a porta de entrada para as regiões de praias, Bom Jesus da Lapa, Chapada Diamantina. E a cidade estava carente de um aeroporto desse porte. Eu tenho 12 colaboradores, vou contratar mais cinco e estou abrindo uma ala de alimentação, com restaurante, pizzaria, onde vou empregar mais umas seis pessoas.”
Foto em destaque: área de espera do aeroporto. Foto de Manu Dias/Governo da Bahia
GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
- Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
- Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
- Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com