No Panamá, judô brasileiro luta por vagas no Pan-Americano

Competição neste fim de semana conta pontos para ranking que vai classificar atletas para os Jogos de Lima, no Peru, em agosto

Da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) | Do Rio de Janeiro (RJ)

Nove judocas brasileiros buscam na Copa Pan-Americana de Judô, neste fim de semana no Panamá, uma última chance de garantir um bom ranqueamento continental e até mesmo uma vaga nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, em agosto.

A Copa Pan-Americana ocorre neste sábado e domingo, 25 e 26 de maio, na capital panamenha (Cidade do Panamá), e é a última etapa classificatória para Lima, distribuindo os últimos pontos para os atletas no Ranking Pan-Americano.

Dessa forma, a CBJ convocou os seguintes atletas para a Copa: Nathália Brígida (48kg), Alexia Castilhos (63kg), Ellen Santana (70kg), Eric Takabatake (60kg), Renan Torres (60kg), Alex Pombo (73kg), David Lima (73kg), Jeferson Santos Jr (73kg) e Lincoln Neves (73kg).

Dos convocados, Nathália, Aléxia, Eric, David e Lincoln disputaram o Campeonato Pan-Americano, em abril, e apenas os ligeiros (até 60kg) subiram ao pódio. Tanto Nathália quanto Eric foram vice-campeões pan-americanos.

O campeão da Copa Pan-Americana somará 200 pontos no Ranking Pan-Americano que define os classificados para Lima 2019.

De acordo com o Manual Técnico do Judô em Lima 2019, garantirão vaga nos Jogos Pan-Americanos os nove melhores atletas de cada peso no Ranking Pan-Americano após a Copa.

As disputas do Judô nos Jogos Pan-Americanos serão nos dias 08, 09, 10 e 11 de agosto, no Coliseo 1 do complexo de Videna, em Lima.

CAMPEONATO, A COPA E OS JOGOS PAN-AMERICANOS | ENTENDA AS DIFERENÇAS

Campeonato Pan-Americano de Judô
Competição continental apenas do judô e apenas para os países que integram a Pan-América. Distribui pontos tanto no Ranking Mundial da Federação Internacional de Judô (700), quanto no Ranking Pan-Americano qualificatório para os Jogos Pan-Americanos (500). No Campeonato, são disputadas as 14 categorias olímpicas e cada país pode levar até 9 atletas por gênero (limite máximo de dois por categoria). Além das disputas individuais, há também a competição por equipes mistas, nova prova olímpica do Judô para Tóquio 2020.
Data: 26 a 28 de abril
Local: Lima – Peru

Copa Pan-Americana de Judô
Competição continental apenas do judô e apenas para os países que integram a Pan-América. Distribui pontos apenas para o Ranking Pan-Americano (200). Na Copa, são disputadas 14 categorias olímpicas sem limite de inscritos por país. Não há disputa por equipes mistas.
Data: 25 a 26 de maio
Local: Cidade do Panamá – Panamá

Jogos Pan-Americanos
Evento poliesportivo continental. O judô nos Jogos Pan-Americanos é disputado nas 14 categorias olímpicas e cada país só pode inscrever um atleta por categoria (total máximo de 14 atletas) desde que esse atleta esteja dentro da zona de ranqueamento, ou seja, entre os nove melhores de sua categoria no ranking pan-americano. Não há competição por equipes mistas nos Jogos Pan-Americanos.  
Data: 08 a 11 de agosto
Local: Lima – Peru

Imagem em destaque: Nathália Brígida, vice-campeã do Campeonato Pan-Americano em abril, tenta pódio na Copa, no Panamá. Foto: Rafael Burza/CBJ



GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 6 =