Até sexta, ações para saber como colocar as finanças em dia

A Semana Nacional da Educação Financeira chega em 2019 com milhares de atividades em todo o Brasil. Confira a agenda

Por Wagner de Alcântara Aragão (@waasantista) | De Curitiba (PR)

De 20 a 26 de maio ocorre em todas as regiões do Brasil uma série de eventos que fornecem conhecimento e orientações para deixar em ordem as finanças pessoais.

São cursos, oficinas, palestras, simulações e atividades lúdicas que compõem a Semana Nacional de Educação Financeira (Semana Enef), promovida pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef) – formado por representantes de 14 instituições, entre públicas e entidades de classe.

A Semana Enef foi criada em 2014 e, apesar do golpe de 2016 e da eleição do atual governo que desmontaram uma porção de programas de interesse popular, segue resistindo e chega à sexta edição.

 

De acordo com o Conef, “a educação financeira tem como objetivo conscientizar o indivíduo sobre a importância do planejamento financeiro, para que desenvolva uma relação equilibrada com o dinheiro e decisões acertadas sobre finanças e consumo”.

Fornecer orientações para lidar com desejos que prejudiquem as finanças pessoais e da família, equilibrando tais impulsos com as necessidades de um planejamento de mais longo prazo, estão entre os nortes das atividades da Semana Enef.

“Um dos efeitos disso é o aumento do hábito de poupar, outro importante pilar da educação financeira. E todos saem ganhando, já que cidadão financeiramente educado contribui para o bem-estar coletivo, seja porque essa qualificação resulta em um sistema financeiro mais sólido e eficiente, seja porque cada pessoa tem melhores condições para lidar com emergências e momentos difíceis da vida”, sublinhta texto de divulgação do evento.

ATIVIDADES DO IDEC

O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), organização não governamental de São Paulo com alcance nacional, é uma das entidades que vão promover ações dentro da 6ª Semana Enef.

“O instituto, que possui diversas iniciativas na área financeira, como o Guia dos Bancos Responsáveis, promoverá nos dias 21 e 23 de maio duas palestras online gratuitas com convidados especiais, nas quais serão abordados temas como educação financeira e tratamento do superendividamento”, frisa o Idec.

Confira (texto do próprio Idec):

  • Na terça-feira (21), a economista do Idec Ione Amorim, entrevista a consultora financeira e youtuber Júlia Mendonça em um bate-papo sobre educação financeira, investimentos e comportamento econômico de jovens. Além do canal no Youtube com mais de 400 mil inscritos, Júlia também apresenta o programa Descomplique, onde compartilha dicas para quem quer virar o jogo contra as dívidas financeiras.
  • Já na quinta-feira (23), será realizado um breve relato do histórico explicando o desfecho do caso real do professor universitário Rubens Adorno, retratado no documentário No Caminho do Superendividamento (assista aqui) e uma discussão sobre os desafios para aprovação de leis para o tratamento do superendividamento. O tema será debatido juntamente com a Fundação Procon e a Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Ao final, haverá uma convocação pelo Ato pela aprovação do PL 3515/15 no auditório da Defensoria Pública de São Paulo, com a participação de Marilena Lazzarini, Presidente do Idec.
  • Para assistir e participar das transmissões ao vivo, basta acessar os canais instagram (aqui) e facebook (aqui) do Idec e enviar perguntas e dúvidas nos comentários.

Imagem em destaque: a economista Ione Amorim, do Idec, na ocasião em palestra na Faculdade 28 de Agosto, em São Paulo. Foto: divulgação Faculdade 28 de agosto



GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 3 =