A luta antimanicomial em mostra de cinema em Brasília

De 8 a 29 de maio, serão quatro diferentes filmes, sempre às quartas-feiras, ao meio dia, na UnB. A entrada é gratuita. Confira a programação

Por Camila Louise, da UnB | De Brasília (DF)

Filmes que denunciam as violências promovidas por muito tempo pelas instituições de tratamento psiquiátrico no Brasil, e que também falam da importância do olhar humanizado no cuidado às pessoas com transtornos psíquicos, serão exibidos neste mês no projeto “Cinemateca”, da Universidade de Brasília (UnB).

A mostra começa nesta quarta-feira, 8 de maio, com “Nise da Silveira: o coração da loucura”.

Estrelado por Glória Pires, o filme conta a história da psiquiatra brasileira que revolucionou o tratamento de doentes mentais em um hospital no Rio de Janeiro.

No dia 15, o curta-metragem “Doença entre parênteses” será seguido por uma roda de conversa mediada pela professora do Instituto de Psicologia da UnB, Inês Gandolfo, e pela doutoranda em Psicologia Clínica Carolina Alcântara.

No dia 22 de maio, será exibida a adaptação do livro da jornalista Daniela Arbex “Holocausto Brasileiro”, que retrata o genocídio cometido contra os pacientes psiquiátricos do Hospital Colônia de Barbacena, em Minas Gerais.

E para finalizar a mostra – que celebra o Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18 de maio) – será exibido no dia 29 “A loucura entre nós”, documentário de Fernanda Vareille inspirado pelo livro homônimo do psiquiatra Marcelo Veras.

SERVIÇO:
O que é: mostra de filmes pela humanização das instituições de tratamento psiquiátrico
Onde: UnB, anfiteatro 10, ICC Sul [A Rede Macuco defende: vá de transporte público]
Quando: às quartas, 12h
Entrada gratuita
08/05 – “Nise da Silveira: o coração da loucura” (1h48) , Roberto Berliner
15/05 – “Doença entre parênteses” (16min), Moscardini, Dominicci, Trovó e Macdonog, seguida de roda de conversa com a prof.ª Inês Gandolfo e Carolina Alcântara
22/05 – “Holocausto Brasileiro” (1h31), HBO
29/05 – “A Loucura entre nós” (1h16), Fernanda Vareille

RELEMBRE

Imagem: cena de “Nise da Silveira”, com Glória Pires. Divulgação do filme.



GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 2 =