“Conversas sobre cinema brasileiro” une produtores e público

Ciclo de oito debates no Paraná começa nesta quarta, dia 24, com “Nunca me sonharam”; evento tem entrada gratuita. Confira cronograma até o fim do ano

Por Wagner de Alcântara Aragão (@waasantista) | De Curitiba (PR)

De abril até o fim do ano, um projeto de extensão universitária do curso de Cinema da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) vai promover em Curitiba encontros entre o público e diretores e profissionais do audiovisual no “Conversas sobre o cinema brasileiro”, em sessões com entrada gratuita seguidas de debates.

O primeiro desses encontros será na próxima quarta-feira, dia 24 de abril, com a exibição do filme “Nunca me sonharam” (2017), com a presença do diretor Cacau Rhoden. A atividade ocorre no Cine Guarani, cinema público no bairro Portão, região sul da capital paranaense.

“O filme mostra os desafios do presente, as expectativas para o futuro e os sonhos de quem vive a realidade do ensino médio nas escolas públicas do Brasil. Na voz de estudantes, gestores, professores e especialistas, ‘Nunca me sonharam’ reflete sobre o valor da educação”, ressalta texto de divulgação do projeto.

  • CONVERSAS SOBRE O CINEMA BRASILEIRO | CRONOGRAMA DE EXIBIÇÃO E DEBATES
  • 1º Encontro: Nunca me sonharam (Brasil, 2017. Documentário, 90 min). Presença do diretor Cacau Rhoden. Em 24/04/19
    2º Encontro: Meu Bebê Reborn (Brasil, 2018. Documentário, 52 minutos). Presença da diretora Joana Nin. Em 29/05/19
    3º Encontro: filme a definir. Em 26/06/19
    4º Encontro: filme a definir. Em 31/07/19
    5º Encontro: filme a definir. Em 28/08/19
    6º Encontro: filme a definir. Em 25/09/19
    7º Encontro: filme a definir. Em 27/11/19
    8º Encontro: filme a definir. Data a definir
  • Local: Cine Guarani – Portão Cultural | Av. Rep. Argentina, 3430 – Portão, Curitiba | A partir das 18h, com início da exibição às 19h. Debate após o término do filme

“Conversas sobre o cinema brasileiro” é um dos eixos do projeto “Cinema Educa – Audiovisual e Educação, Formação Continuada”. É promovido pelo Universidade sem Fronteiras, programa de extensão universitária das instituições estaduais de ensino superior criado em 2007 pelo Governo do Paraná. Mais de 200 municípios paranaenses contam com alguma atividade do programa – que prioriza a atuação em áreas com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

O “Cinema Educa” leva a colégios estaduais de Curitiba e região metropolitana conceitos e oficinas de audiovisual. Preparar para a aplicação da lei federal 13.006/2014, a qual determina a exibição de filmes brasileiros nas escolas em todo o país, também é um dos propósitos do programa.

“‘Conversas sobre o Cinema Brasileiro’ é um dos eixos do ‘Cinema Educa’, [do Universidade sem Fronteiras], financiado pelo Fundo Paraná/Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e realizado pela Unespar, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. O projeto é coordenado pela professora doutora Solange Stecz (Unespar), que trabalha com os recursos de novas mídias e tecnologias da informação e comunicação com professores e jovens (…), em um espaço de compartilhamento que alie técnica, conhecimento e produção audiovisual”, informa a divulgação do projeto.

Atualmente, estão sendo contemplados estudantes e professores dos colégios estaduais Euzábio da Mota (bairro Boqueirão), Narciso Mendes (bairro Xaxim) e Nossa Senhora da Conceição (zona rural de Campo Magro, município vizinho à capital paranaense). Especificamente o ciclo “Conversas sobre o cinema brasileiro” é aberto à comunidade em geral, e contará com a presença de professores e estudantes de diversas escolas.

Imagem em destaque: cena de “Nunca me sonharam”


GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 7 =