Já é outono, já é quaresma, mas ainda tem Carnaval. Na fronteira

Em Uruguaiana, os desfiles das oito escolas de samba reúnem bambas locais e personalidades nacionais, em uma das apresentações mais concorridas do Brasil

Por Wagner de Alcântara Aragão (@waasantista) | De Curitiba (PR)

Todo o Carnaval tem seu fim, cantam Los Hermanos, mas não é necessariamente na Quarta-Feira de Cinzas não.

Está aí Uruguaiana pra provar que a folia pode ser esticada mais um pouco sim – para alegria, inclusive, de los hermanos.

Entre esta quinta-feira, 21 de março, e o sábado, dia 23 ocorrem na Avenida Presidente Vargas um dos desfiles de escolas de samba mais concorridos do Brasil.

Não é exagero afirmar que em prestígio, em presença de público e em integração entre povos o Carnaval de Uruguaiana fique atrás apenas dos desfiles de Rio de Janeiro e São Paulo.

Cidade localizada no Rio Grande do Sul, a 632 km a oeste da capital, Porto Alegre, e fazendo fronteira com o Uruguai e Argentina, Uruguaiana atrai para o seu carnaval grande número de sul-americanos dos países vizinhos.

Sambistas paulistanos, santistas, cariocas, capixabas, portoalegrenses também costumam viajar até o Carnaval da Fronteira.

Incluindo aí personalidades – a atriz Viviane Araújo, rainha da bateria do Salgueiro (Rio) e Mancha Verde (São Paulo), por exemplo, é figura frequente em Uruguaiana: já saiu à frente da bateria da Cova da Onça e da Os Rouxinóis.

Igualmente na Os Rouxinóis, o intérprete Wantuir, da Unidos da Tijuca, será o puxador do samba. No último fim de semana, ele marcou presença nos ensaios técnicos (foto abaixo), que levaram uma multidão à passarela do samba.

Para os desfiles, são esperados 20 mil espectadores nas arquibancadas e camarotes, em cada uma das três noites.

Confira a ordem de apresentação das escolas:

Quinta-feira – 21 de março de 2019
Império Serrano (Acesso)
Deu Chucha na Zebra (Grupo Especial)
Os Rouxinóis (Grupo Especial)
Cova da Onça (Grupo Especial)

Sexta-feira – 22 de março de 2019
Apoteose do Samba (Acesso)
Imperadores do Sol (Grupo Especial)
Ilha do Marduque (Grupo Especial)
Bambas da Alegria (Grupo Especial)

Sábado – 23 de março de 2019 – Grupo Especial
Deu Chucha na Zebra
Imperadores do Sol
Os Rouxinóis
Bambas da Alegria
Cova da Onça
Ilha do Marduque

Imagem em destaque: casal de mestre sala e porta bandeira da Bambas da Alegria, em ensaio técnico para o Carnaval 2019. Foto: divulgação da página “Carnaval em Uruguaiana


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 8 =