Um livro que ajuda a despertar a consciência negra

Baixe aqui “Roteiros temáticos da diáspora: caminhos para o enfrentamento ao racismo no Brasil”, organizado por Andrea Maila Voss Kominek e Ana Crhistina Vanali, da Editora Fi

Por Wagner de Alcântara Aragão (@waasantista) | De Curitiba (PR)

A história da África, e como abordar esse assunto na escola. A presença africana no Brasil. A herança e os saberes culturais dos povos africanos. Legislação sobre racismo. A luta do movimento negro no Brasil.

Esses são alguns dos temas dos 20 capítulos em que está dividido o livro “Roteiros temáticos da diáspora: caminhos para o enfrentamento ao racismo no Brasil”, organizado por Andrea Maila Voss Kominek e Ana Crhistina Vanali, e que se configura nisso mesmo proposto pelo título: num roteiro.

Um roteiro para entender as raízes africanas da nação brasileira. Para se identificar o racismo cultural. E, principalmente, um instrumento para ajudar a combater a discriminação racial.

A obra é muito útil sobretudo a professores. Mas não só. Estudantes, qualquer pessoa interessada em aprofundar conhecimentos, todos se beneficiam as reflexões trazidas pelo livro.


As autoras explicaram ao jornalista Carlos Pompe que o despertar para a necessidade de um material que reunisse informações e dados que subsidiem o trabalho em torno das africanidades, da diásporta africana e das relações sociais que marcam a sociedade brasileira surgiu há dois anos. Foi em 2016, durante um seminário em Curitiba, com 150 professores e professoras dos ensinos fundamental e médio.

“A construção de uma sociedade justa exige conhecer e valorizar seu passado, suas raízes, trabalhar e lutar no presente para que o sonho do futuro melhor que queremos possa ser concretizado”, declararam elas ao repórter, conforme consta desta matéria no Portal Vermelho.

Imagem em destaque: divulgação do livro


GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp ou telegram: 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 8 =