Prazo para resgatar o abono salarial se encerra em 28 de dezembro. Depois disso, perde-se o direito a receber o dinheiro
Por Wellton Máximo, repórter da Agência Brasil | De Brasília (DF)
O Ministério do Trabalho informou nesta quarta-feira, dia 24, que 1,85 milhão de trabalhadores que recebem até dois salários mínimos ainda não sacaram o abono salarial de 2016. Os beneficiários ainda não resgataram R$ 1,36 bilhão.
Tem direito ao abono salarial ano-base 2016 quem estava inscrito no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos, trabalhou com carteira assinada pelo menos 30 dias em 2016, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.
O prazo para o saque originalmente acabaria em 29 de junho, mas o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) prorrogou a data para 28 de dezembro. Quem não retirar o dinheiro perderá o benefício.
Segundo o Ministério do Trabalho, 7,35% dos trabalhadores com direito ao PIS ou ao Pasep ainda não retiraram seu abono salarial de 2016.
- O PIS (para trabalhador da iniciativa privada) deve ser retirado na Caixa. Saiba mais aqui
- O Pasep (para trabalhador do serviço público), no Banco do Brasil. Saiba mais aqui
Para retirar o abono salarial, o trabalhador também precisa ter os dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
O montante destinado a cada trabalhador depende do tempo de trabalho formal em 2016.
O valor começa em 1/12 do salário mínimo para quem trabalhou por apenas 30 dias, aumentando a cada mês trabalhado até atingir, em 12 meses, o salário mínimo cheio (R$ 954).
O abono salarial fica pelo menos dois anos disponível para saque. Depois desse prazo, o dinheiro retorna ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), e o empregado perde direito ao benefício.
Imagem em destaque: fila de antedimento do PIS na Caixa. Foto de José Cruz/Agência Brasil
GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
- Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
- Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp ou telegram: 13-92000-2399
- Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com